Connect with us

Caridade do Piauí

Conselho Tutelar de Caridade do Piauí é empossado para mandato de quatro anos

Publicado

em

Com informações e fotos de Cléber Santos.


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Caridade do Piauí realizou na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro, a posse dos novos membros do Conselho Tutelar, eles que serão responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, bem como garantir o cumprimento destes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, pelos próximos quatro anos.

O Conselho é composto por cinco membros titulares e seus respectivos suplentes, que foram escolhidos pela comunidade, por meio do voto, em eleição realizada no dia 06 de outubro de 2019, a última etapa do processo de escolha unificado realizado pelo CMDCA, com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social.

A cerimônia de posse aconteceu na Câmara Municipal de Caridade do Piauí e foi prestigiada por diversas autoridades municipais, familiares e amigos dos novos conselheiros, além da sociedade civil organizada.

Os conselheiros empossados e diplomados como titulares foram Ana Maria de Carvalho Santos, Tayane Maria de Araújo, Evaneide de Carvalho Sousa, Patrícia de Araújo Silva, Adelídio José de Souza Santos.

Publicidade

No juramento, os novos conselheiros prometeram, no exercício do mandato, atuar com responsabilidade e a autonomia que o cargo requer, afim de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Em seguida, o prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, com base na lei federal 8.069/90 e pela lei municipal 169/2013, declarou empossados os novos conselheiros para um mandato de quatro anos.

Em seu pronunciamento, o prefeito Toninho parabenizou aos novos conselheiros tutelares pela disposição em servir a população de Caridade como conselheiros, fiscalizadores e defensores dos direitos das crianças e adolescentes.

“É um trabalho de suma importância, por zelar pela garantia dos direitos de uma parcela da população, que são as crianças e adolescentes. E para isso, vocês terão todo o apoio da nossa gestão.”, disse, destacando a oferta de formação para os conselheiros e as melhorias feitas na infraestrutura da sede do Conselho, que será reinaugurado no dia 26 de janeiro, após passar por ampla reforma para receber equipamentos novos. “Vamos estar de mãos dadas para desenvolver o nosso município, cuidar da população e fazer um trabalho para que o público alvo se sinta protegido”, disse.

Patrícia de Araújo Silva se pronunciou representando os demais conselheiros empossados e falou sobre o papel do conselheiro. “Nossa missão é estar sempre alerta para coibir qualquer ameaça ou violação aos direitos da criança e do adolescente, e o cumprimento dos seus deveres e obrigações estabelecidos na lei.”, disse.

Dirigindo-se à população, a conselheira se colocou à disposição da comunidade para exercer a função que foi confiada. “Estamos dispostos a nos esforçar ao máximo e trabalhar de acordo com o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Que Deus ilumina a todos os conselheiros do Brasil, em especial, aos da nossa cidade, na árdua missão de zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências para proteger as nossas crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade pessoal e social”, disse.

Publicidade

Durante a solenidade, a Prefeitura de Caridade realizou a entrega de um kit funcional aos novos conselheiros, composto pelo ECA, caneta, crachá, uniforme, prancheta e agenda.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito Miguel Sousa, o Nalvim, a primeira-dama Tatiana Danuse, a secretária de Assistência Social, Janikely Araújo Bento, o presidente do CMDCA, Valdey da Silva Carvalho, a presidente da comissão eleitoral, Claudinéia Carvalho, o presidente da Câmara Municipal, Vilmar Nonato, o comandante do GPM, Francisco Ribeiro, a assistente social, Ana Gardênia, demais vereadores e secretários municipais.

_Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS