Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Cartório registra filas no último dia para tirar título de eleitor

Publicado

em

O prazo para transferir o domicílio do título de eleitor ou pedir a emissão do documento pela primeira vez termina nesta quarta-feira (4). Quem está com o título cancelado por ter deixado de votar no último pleito, também tem até esta quarta para regularizar a situação.

Apesar da intensa campanha feita pelo Tribunal Superior Eleitoral nos diversos meios de comunicação, muitos eleitores deixaram para procurar os Cartórios Eleitorais na última semana.

Na cidade de Jaicós, sede da 19ª Zona Eleitoral, a movimentação aumentou significativamente nos últimos dias.  Segundo Rafael Mota Monteiro, chefe de Cartório, diariamente são atendidas em média 150 pessoas. “Com a aproximação do término do prazo, temos registrado aumento no número de atendimentos. São pessoas que deixaram para procurar o Cartório nos últimos dias e acabam enfrentando filas”, disse.

A maioria dos atendimentos realizados são alistamentos e transferência de domicílio eleitoral. “Nos últimos dias atendemos muitas pessoas dos municípios de Campo Grande do Piauí e da cidade sede, Jaicós”, disse Rafael.  Além de Jaicós, a Zona é composta, também, pelos municípios de Massapê do Piauí, Campo Grande do Piauí e Patos do Piauí.

Rafael Mota, chefe do Cartório Eleitoral da 19ª ZE

Rafael Mota, chefe do Cartório Eleitoral da 19ª ZE

Até o momento da entrevista, 142 senhas já haviam sido distribuídas, sendo 26 prioritárias. “Vamos avaliar a quantidade de senhas já distribuídas e de acordo com esses dados, deveremos continuar a distribuir novas senhas pelo menos até às 13h. O atendimento prosseguirá até que todas as pessoas com senhas sejam atendidas”, informou o chefe de Cartório.

Publicidade

Documentos necessários
Para tirar um novo título, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Quem completar 16 anos até a data do 1º turno pode requerer o documento, mas não é obrigado. Homens com mais de 18 anos também devem levar o certificado de quitação do serviço militar.

DSC_0130

Transferência
Quem tem título mas mudou de cidade ou estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral deve levar o título, um documento com foto e um comprovante de residência – é necessário residir no novo domicílio há pelo menos três meses. O prazo também vale para o eleitor que mudou de residência dentro do próprio município (já que o local de votação poderá ser alterado).

Regularização
Quem deseja regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral deve comparecer ao Cartório Eleitoral munido de documento oficial com foto e comprovante de residência. Além disso, é preciso pagar a multa por turno que deixou de votar.

DSC_0122

Título Net
No site do TSE, é possível iniciar o requerimento de transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais. O objetivo é tornar mais ágil o atendimento nos cartórios eleitorais, onde o processo é concluído.

Depois de fazer a solicitação pela internet, os eleitores devem comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, com a documentação exigida, para concluir os serviços pedidos e receber o título. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento é invalidado.

Publicidade

Eleições
Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno, ele ocorrerá no dia 30.

DSC_0125 DSC_0127 DSC_0120

Com informações do G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS