Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

17 personalidades são homenageadas com Medalha Padre Marcos; veja quais

Publicado

em

A Câmara Municipal de Padre Marcos realizou na noite desta quinta-feira, 17, dia do aniversário de emancipação política do município, uma sessão solene de entrega da Medalha Padre Marcos de Araújo Costa a 17 personalidades.

A sessão foi presidida pelo vereador presidente da Casa, Adão José da Silva, e contou com as presenças dos demais membros do Poder Legislativo Municipal, do prefeito José Valdinar da Silva, do vice-prefeito Valdo Benedito da Silva, de outras autoridades, personalidades e a sociedade civil.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DA SOLENIDADE!

Essa é a primeira vez que a honraria municipal é entregue desde a sua instituição, no ano de 1998, pelo então prefeito Raimundo Francisco Vieira, através do Decreto nº 06, de 2 de março de 1998, com objetivo de agraciar personalidades que tenham se tornado credoras do reconhecimento e da admiração do povo e do governo do município que tenham se distinguido em seus esforços em benefício do município.

Foram homenageados os ex-prefeitos Anízio Bento de Carvalho, José de Moura Leal, Vicente Olavo Lobo, José Jubelino de Macedo, Vitor Antônio de Macedo, Francisco Luís de Macedo, Afonso de Moura Macedo Soares, Maria Neide Macedo Soares, Raimundo Francisco Vieira, José de Fátima Araújo Leal e Lucinete Macedo Araújo.

Publicidade

Também receberam a honraria Gilson de Carvalho Dantas, que, juntamente com José de Moura Leal, fez a doação de uma gleba de terra para o então povoado Boa Esperança, para este ser desmembrado de Jaicós, tornando-se possível sua emancipação; o ex-deputado estadual, Humberto Reis da Silveira, um dos principais responsáveis pela criação do município de Padre Marcos; o ex-deputado estadual Homero Castelo Branco, escritor e autor do livro “O Padre Marcos”; Antônio Gomes de Souza, autor do Hino de Padre Marcos; o deputado estadual Georgiano Fernandes Lima Neto, eleito como mais votado do Piauí, tendo obtido expressiva votação em Padre Marcos; e o ex-vereador Aldemar Abimael Alencar, o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Padre Marcos.

O ex-prefeito Raimundo Francisco Vieira, idealizador da Medalha, falou da alegria de receber a honraria e parabenizou ao atual prefeito, José Valdinar, pela iniciativa de prestar homenagem àqueles que muito contribuíram com a história do município.

Raimundo Vieira recordou a rivalidade política que existia quando chegou ao município, em 1993, e afirmou que Padre Marcos evoluiu muito ao longo dos anos. “Isso é importante, porque acima de políticos e eleitores, nós todos somos irmãos. É esse o sentimento de ser deve prevalecer.”, disse, manifestando a alegria de ver os ex-prefeitos e seus familiares reunidos em um só evento e sendo reconhecidos pelos seus feitos. “Padre Marcos é uma terra de pessoas honestas, trabalhadoras e não poderia continuar com aquele clima de rivalidade, alimentação de ódio. Por isso que acreditei em um dia acontecer um evento desses, reunir todo mundo.”, disse.

Após receber a honraria municipal, o deputado estadual Georgiano Neto agradeceu por todo o carinho, apoio e o reconhecimento que tem obtido da população de Padre Marcos e reafirmou o seu compromisso de trabalho e representatividade com o município.

“Deixo o meu abraço e o meu agradecimento, e aqui reafirmamos o compromisso, que a partir de agora só aumenta, de bem representar Padre Marcos lá na Assembleia Legislativa, como fez Homero Castelo Branco e Humberto Reis da Silveira, e darmos continuidade ao trabalho que estes homens e mulheres fizeram, tem feito e vão continuar a fazer pelo município.”, pontuou.

O atual prefeito de Padre Marcos, José Valdinar, disse sentir-se feliz e honrado em ser gestor do seu município, e dessa forma, poder contribuir com o seu engrandecimento. A iniciativa de entregar a honraria, segundo o gestor, é um gesto de valorização e reconhecimento a todos quede alguma forma também deram sua contribuição e deixaram a sua história, o seu legado no município de Padre Marcos.

“São 55 anos de história do município, e para que Padre Marcos estivesse como está hoje, foi necessário que cada uma dessas personalidades desse a sua contribuição. A gente agradece por todo a dedicação, por todo o trabalho e tudo de bom que fizeram em prol do desenvolvimento e do crescimento de Padre Marcos.”, disse.

Publicidade

No mesmo evento solene, aconteceu o lançamento do livro “Raízes de Padre Marcos: Memória e legado dos que sonharam e construíram”, obra de autoria do atual vice-prefeito do município, Valdo Benedito da Silva, com 254 páginas que retratam memórias do lugar, desde a sua criação, nos tempos da Fazenda Boa Esperança, onde em 1820 foi criada a primeira escola do Piauí.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS