Connect with us

POLÍTICA

Câmara de Vila Nova aprova Projetos de Lei de concurso público e diminuição da carga horária de professores

Publicado

em

A Câmara Municipal de vereadores de Vila Nova do Piauí realizou nesta última sexta-feira, 09, a nona sessão ordinária do corrente ano, marcando o retorno dos trabalhos legislativos no plenário do segundo semestre. A sessão foi presidida pelo atual presidente da Câmara, o jovem vereador Adonelys Araújo, que já vem desde o início do ano comandado os trabalhos e ganhando elogios pelo seu esforço, comprometimento e organização.

As sessões da Câmara de Vila Nova sempre são marcadas por aprovações e discussões construtivas para a continuação e desenvolvimento dos trabalhos legislativo e executivo, esta não foi diferente. A primeira sessão deste semestre já foi caracterizada por conquistas de melhorias à população vila-novense e por deixar encaminhado múltiplos benefícios, resultado de uma classe representativa que valoriza a cidade e que desempenha os seus papeis de forma eficiente e eficaz, com união e compromisso e em parceria com a gestão municipal, e esta, com as estâncias estadual e federal.

Ao longo da sessão foram apresentados, votados e aprovados dois Projetos de Lei e um requerimento. O primeiro Projeto de Lei passado pela aprovação da Câmara foi o de número 012/2019, que ao altera o artigo 25 da Lei 128 de 17 de marco de 2010 e que trata sobre o plano de carreira dos profissionais do magistério público municipal da educação escolar básica, com a diminuição da carga horária de acordo com os critérios estabelecidos pela Lei. Após ser apresentado e debatido, este foi aprovado pela maioria e obteve duas abstenções referentes aos votos da vereadora Adenilda e do vereador Luís Acelino.

Posteriormente, o segundo Projeto de Lei também foi exposto, sendo o de número 013/2019 que altera a Lei de n° 235/2019 e trata sobre a criação de vagas em diversos cargos para as secretarias municipais de saúde, educação, assistência social e administração. Este, após ser discutido e explicado, foi colocado em votação e aprovado também pela maioria referente aos votos dos vereadores de situação e obteve dois votos contra, sendo dos vereadores de oposição.

A sessão contou também com a participação de professores da rede municipal de ensino, representantes das secretarias municipais, lideranças políticas e demais populares. O prefeito e o vice-prefeito também marcaram presença de forma ativa e participaram da execução de uma sessão longa e produtiva.

Publicidade

Continuando a sessão, o espaço foi aberto para a manifestação de ouvintes sobre a pauta que estava sendo seguida, uma dessas pessoas a se manifestar foi a professora Maria Cândida que falou sobre o projeto de Lei 012 aprovado, ressaltou sobre a proposta do MEC que aborda sobre o número de aluno para cada professor e ainda propôs à Câmara, após parabenizá-la pela aprovação do projeto que beneficia aos professores, a construção de uma história da câmara para ser exposta ao público.

A secretária de educação, Antônia Maria, também proferiu as suas palavras. No seu pronunciamento manifestou o seu sentimento de alegria, em nome dos profissionais da educação, por terem conquistado a aprovação do Projeto de lei 012 aprovado, agradeceu ao prefeito e vereadores por terem abraçado essa causa de beneficiar a classe dos professores e parabenizou, em nome da secretaria de educação, aos vereadores por terem cumprido com os seus papeis de vereador, que é, principalmente, aprovar aquilo que beneficie a população.

Os vereadores realizaram os seus discursos e explanaram os seus sentimentos ao retornarem ao plenário e, em suma, Severo Sousa agradeceu a deus pela oportunidade de estar de volta aos trabalhos e declarou estar para ajudar e colaborar para o benéfico do município; Adelino declarou ser uma satisfação estar fazendo o possível e o impossível para trazer melhoria ao povo de Vila Nova e agradeceu ao prefeito Edilson pela bondade e entusiasmo de fazer as coisas acontecerem, apesar das dificuldades enfrentadas; Flávio parabenizou aos professores pela conquista do Projeto de Lei aprovado, agradeceu a deus por estar de volta e por estar defendendo os direitos dos vila-novenses; Roberto declarou também a sua satisfação pela volta, lamentou sobre a tristeza das mortes repentinas ocorridas na cidade, como a de   Dona Dora e do senhor Chico Ana e afirmou ser louvável a aprovação do Projeto de Lei 012 para o benefício da classe dos professores; e Luís Acelino justificou os seus votos e desejou que as coisas sigam dentro dos parâmetros legais e sem nenhum atrito.

O vice-prefeito Antônio Tiago também fez o seu discurso parabenizando pela iniciativa do Projeto de benefício aos professores ter sido elaborado pelo prefeito municipal e ao vereadores por terem aprovado como forma de respeito aos direitos do trabalhador, frisou sobre a realidade política brasileira, ressaltou sobre a perda do senhor Chico Ana e abordou sobre a importância do requerimento proposto pelo vereador Adonelys, segundo ele, sendo de  como forma principiante e determinada a ajudar.

Finalizando a sessão, o prefeito Edilson também fez a sua fala, agradecendo aos vereadores por terem aprovado o requerimento 012 , falou sobre o seu orgulho e ser professor de Vila Nova, sobre a importância da câmara de vereadores para o município e para o desenvolvimento dos trabalhos, enfatizou sobre o apoio fornecido aos trabalhos pelo vice Antônio Tiago e passou a expor algumas conquista do município em projetos. Edilson declarou que Vila Nova foi contemplada com a quantia de 20 mil reais na agricultura para ser aplicado no programa da compra direta, na saúde falou sobre a van adquirida por meio de emenda do deputado Júlio César e como esta sendo realizado o seu deslocamento para a capital, comentou sobre a conclusão dos 5 mil metros de calçamentos já terminados recentemente na cidade como emenda de Marcelo Castro, e ainda, citou as novas ruas que serão calçadas com o apoio de Ciro Nogueira, sobre a questão da nomeação das ruas que ainda são projetadas e, entre outras considerações, o  prefeito declarou sobre a sua vontade de trabalhar e correr atrás do que esta ao seu alcance.

Para finalizar com chave de ouro, o presidente Adonelys definiu como sendo uma honra receber elogios pelos seus trabalhos, sobre a Lei dos professores, afirmou que os mesmos são o futuro da nação e que merecem apoio, pois, segundo ele, a educação é a base de tudo. Em relação ao Projeto de Lei concurso público declarou ser de fundamental importância para os vila-novenses e se deixou à disposição, assim como também a Câmara, para atender a população de Vila Nova.

Publicidade

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS