Connect with us

POLÍTICA

Pré-candidatos ignoram papel do Facebook na eleição

Publicado

em

Os custos de campanha das eleições municipais de 2016 serão consideravelmente mais baratas devido a proibição do financiamento privado que já foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas cidades com até 10 mil eleitores, os candidatos a prefeito poderão gastar no máximo R$ 100 mil, e os candidatos a vereador, R$ 10 mil. Desta forma, os candidatos têm que se virar para fazer o dinheiro render e os investimentos da campanha alcançarem o maior número de eleitores possível.

Houve um tempo em que eleição era decidida pelo dinheiro, seja ele por compra direta de voto ou aplicação em propaganda, não que isso ainda não deva acontecer, mas a Justiça Eleitoral quer coibir cada vez mais essa prática. Na era da informação, as redes sociais se tornaram o principal meio de comunicação, sobretudo entre os jovens, e devem ser as principais ferramentas pra uso nas campanhas eleitorais, tendo em vista seu baixo custo, comparado a outras mídias, e a constante abrangência.

O Facebook se destaca entre as redes sociais por oferecer plataformas de comunicação mais eficazes. Estimasse que até as eleições, quase 1 milhão de usuários piauienses terão perfil na rede. E é através da ferramenta que muitos piauienses farão campanha, defenderão seus candidatos, e principalmente: podem decidir o voto.

IMG_7352.JPG

POPULAÇÃO MAIS CONECTADA
Enquanto o Facebook foi decisivo para as eleições britânicas do ano passado, muitos candidatos do Piauí ainda não perceberam a importância da rede social, principalmente por acreditar que a maior parte da população não tem acesso à internet. Os números começam a mudar, e apesar de ter um dos menores percentuais do país, quase 70% dos piauienses possuem aparelho celular, número que não para de crescer, e mais da metade tem acesso à internet.

IMPORTÂNCIA DO FACEBOOK
“Em 2016 o uso das mídias sociais nas campanhas políticas serão imprescindíveis. Isso porque quase a totalidade do eleitorado está presente no meio digital, com isso se faz necessário uma assessoria digital que ofereça não só a presença online, mas também um planejamento de estratégias para que sua campanha eleitoral na internet não vire um verdadeiro fiasco e prejudique a vitória do candidato”, afirma Samuel Soares, Social Media da CND Redes Sociais.

Publicidade

Samuel Soares acredita que candidatos e equipes de campanha devem estar preparados para enfrentar o desafio das mídias sociais, afinal, ter um perfil em uma rede social não vai garantir a eleição de ninguém.

IMG_7355.JPG

CANDIDATOS DO PIAUÍ ESTÃO ‘POR FORA’
Dos possíveis candidatos a prefeito das próximas eleições, segundo levantamento da CND Redes Sociais, cerca de 80 estão no Facebook, excluindo Teresina. Destes, apenas 17 estão como página, ou fanpage, que é o que permite melhor apresentação aos internautas e facilidade de ser seguido. Esse número é insignificante, levando em consideração que o número de piauienses que acessam a internet tem crescido consideravelmente.

Dos propensos candidatos a prefeito no interior do Piauí nas próximas eleições, se destacam em suas páginas, o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, que teve sua página inicialmente estruturada por Ney Lins, da HIP Marketing e Comunicação, e hoje tem 6.642 seguidores. Em segundo lugar está a prefeita de Altos, Patrícia Leal, com 6.499 seguidores, depois Genival Sales, vereador de Piripiri, com 5.203 seguidores. Confira abaixo a lista completa:

Pré-candidato / Seguidores
1º – Marcos Elvas – 6642
2º – Patrícia Leal – 6499
3º – Genival Sales – 5203
4º – Odival Andrade – 5071
5º – Gil Carlos – 4709
6º – Eneas Maia – 3547
7º – Padre Valmir – 3450
8º – Rogers Linhares – 2350
9º – Carlos Montes- 2316
10º – Gil Paraíbano – 2211
11º – Jôve Oliveira – 1908
12º – Getúlio Gomes – 1248
13º – Prof. Ribinha – 1027
14º – Clemilton Queiroz – 578
15º – Chico Marques – 167
16º – Paulo C. Vilarinho – 115
17º – Edilson Capote – 60

infograficoPrefeitos2.png

Publicado Por: Jhone Sousa\180Graus

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS