Connect with us

POLÍTICA

TRE garante segurança de urnas após operação deflagrada contra fraudes

Publicado

em

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral, TRE-PI, Anderson Lima, informou que até o momento, o Tribunal não recebeu nenhuma notificação oficial sobre um suposto esquema criminoso que garantia fraudar urnas eletrônicas, que serão utilizadas nas eleições 2016, a fim de adulterar o resultado da votação das eleições 2016. Até agora, as informações que chegaram à Secretaria foram apenas pela imprensa nacional. Ele garantiu ao Cidadeverde.com que as urnas são totalmente seguras.

A Polícia Rodoviária Federal cumpriu mandato de condução coercitiva no Piauí, no município de Piripiri, nessa terça-feira (13), em cumprimento à uma operação para desarticular o esquema.

“Se tratava de uma quadrilha que, segundo a conclusão da polícia federal, cometeu crimes de estelionato, porque vendiam ao candidato a ideia de possibilidade de alteração de votos em pleitos eleitorais. É muito comum haver esse tipo de insinuação nesse período do ano, de pessoas alegando que são capazes de mudar a votação”, explicou Anderson Lima.

A polícia federal realizou a operação batizada de Clístenes, na qual foram presas duas pessoas, uma em Brasília e outra no Rio Grande do Sul. No Piauí, foi cumprido o mandado de condução coercitiva em Piripiri, e logo após o supeito prestar depoimentos, foi liberado, não sendo divulgada a identificação do depoente do município. Os mandatos de condução também ocorreram em duas cidades do Rio Grande do Sul. Os policiais também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em Goiás e dois em Brasília.

Anderson explicou que o tipo de ação criminosa acontece principalmente nos interiores por haver diversos candidatos com vários níveis de conhecimento que acabam se deixando levar pelo poder de persuasão dos criminosos e acabam caindo nessa fraude. Ele disse ainda que as urnas eletrônicas são totalmente seguras e praticamente impossíveis de serem fraudadas. Além disso, há vários processos durante a preparação do equipamento para a votação que ocorrem de forma aberta ao público e aos representantes do partido político, como forma de dar ainda mais garantia a lisura do pleito.

Publicidade

Nesta quesrta-feira (14), o TRE-PI, assim como todos os tribunais reginais, dá início as audiências públicas de geração de mídias, cargas e lacres das urnas eletrônicas para as eleições 2016.

Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS