Connect with us

DESTAQUES

APAAS realiza I Blitz da Conscientização do Autismo em Picos

Publicado

em

A Associação Piauiense de Assistência e Atenção à Saúde – APAAS – realizou na manhã desta terça-feira (02), na Avenida Getúlio Vargas, a 1ª Blitz em comemoração ao dia 2 de abril, que celebra a Conscientização Mundial do Autismo.

A diretora e terapeuta ocupacional da APAAS, Luciana Martins, descreveu a importância da blitz no que tange a quebra de preconceito de toda a sociedade pela condição, especialmente das próprias famílias, incentivando-as a buscarem mais conhecimento para, assim, poderem julgar.

“Hoje comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A APAAS, como centro de reabilitação, nós temos uma demanda considerável de crianças com autismo. Então nós não poderíamos deixar passar em branco sem fazer uma mobilização no sentido de chamar a sociedade para que possam conhecer melhor. A informação é a melhor arma contra o preconceito. As famílias precisam saber o que é o autismo, até para conhecerem os sinais, procurar um diagnóstico mais cedo, para que a criança possa ser estimulada e para que assim ela possa ter uma vida com mais autonomia, mais dignidade, mais respeito. Porque a criança pode ter suas limitações, mas ela pode ter muitas possibilidades. É preciso apenas que a sociedade conheça, abrace e, principalmente, que a gente quebre essas barreiras que ainda são muito grandes”, apelou.

Luciana disse ainda que a falta de conhecimento causa medo nas pessoas. “A falta de conhecimento do desconhecido faz com que as pessoas tenham até medo. Você não sabe o que é o autismo, aí um filho seu estuda com uma criança autista e você não sabe como lidar. Então, a melhor forma é conhecer. Conheça para fazer seu julgamento, para poder lidar no dia-a-dia com essas pessoas que têm o direito de terem uma vida digna, com amor, tendo todos os seus direitos assegurados”.

Yara Moura, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB – Subsecção de Picos, também esteve presente na blitz, acompanhando e mobilizando as pessoas a conhecerem um pouco mais do autismo.

Publicidade

“Esse evento de hoje, por mais que seja uma iniciativa da APAAS, foi um convite que a OAB aceitou com muito carinho de estar aqui presente porque, enquanto instituição, nós temos o dever para com a sociedade, e um deles é lutar pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O dia 02 de abril tem um peso muito grande na nossa sociedade, especialmente porque tem aumentado muito o número de pessoas com o diagnóstico de autismo, principalmente crianças que um dia serão jovens adultos que precisarão entrar no mercado de trabalho. É importante que haja movimentos como esse pra conscientizar as pessoas que crianças com autismo podem desenvolver suas potencialidades e pode ter uma vida participativa na sociedade de igualdade e condições com os demais que não possuem esse diagnóstico. Então é necessário romper as barreiras do preconceito. Chamar realmente a atenção para conseguir fazer com que essas pessoas sejam incluídas na nossa sociedade”, declarou.

A psicóloga da APAAS, Lucineide Sousa, disse que é importante que os pais saibam identificar os primeiros sintomas de seus filhos para que possam ser acompanhados o mais cedo possível por uma equipe multiprofissional.

“O pai tem que observar muito essa questão de como a criança interage com as pessoas, se é muito isolada, se ela tem movimentos diferentes com o corpo, a questão de como ela se comunica, se tem atraso na fala… Observando essas características, é preciso fazer uma avaliação com um neuropediatra. É muito importante, também, fazer um acompanhamento com uma equipe multiprofissional”, pontuou Lucineide.

O que é a APAAS?
A APAAS atende pacientes que requerem cuidados dentro das deficiências físicas, intelectuais, auditivas e visuais. A maioria dessas crianças dentro da demanda intelectual está relacionada ao autismo ou ainda em avaliação de diagnóstico.

A Associação dispõe de uma equipe multiprofissional que envolve psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, neurologista, neuropediatra, otorrinolaringologista, oftalmologista, terapeuta ocupacional, enfermeiros, ortopedista e assistente social.

Publicidade

Para que uma criança receba atendimento, é preciso que se dirija à Secretaria Municipal de Saúde e receba um encaminhamento preenchido e auditado a fim de que possa obter o serviço de reabilitação da APAAS, que é gratuito, disponibilizado pelo SUS.

Autismo
O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do desenvolvimento, que afeta de forma significativa a capacidade de interação social, as habilidades de comunicação social e os comportamentos sociais. Os sintomas podem começar em qualquer momento da infância, especialmente antes dos três anos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS