Connect with us

DESTAQUES

Após chuvas, nível do rio Marataoan sobe e se aproxima da cota de inundação em Barras

Publicado

em

Com as recentes chuvas, o rio Marataoan, na cidade de Barras, entrou na cota de alerta e está próximo da cota de inundação, informou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Existe previsão de aumento do nível dos rios Parnaíba, em Luzilândia, e Longá, em Esperantina.

Segundo o órgão, a cota de alerta no rio Marataoan foi atingida, devido à chuva na bacia de valores em torno de 130 mm em 3 horas, com isso o rio atingiu 3,93 m e pode chegar a 4,10 m. Na cidade, o nível de inundação é a partir de 4,20 m.

Já em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,53 m, em cota de atenção, devendo sofrer uma leve elevação para 4,63 m nas próximas horas, mantendo em cota de atenção. Na cidade o nível de inundação é de 5,70 m.

O rio Longá em Esperantina tem cota atual de 5,33 m, e deverá sofrer pequena elevação nas próximas horas e chegar a valores em torno de 5,70 m, entrando em cota de atenção. Para a cidade o nível de inundação é de 7,40 m.

Foto: Bárbara Rodrigues

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,76 m, sendo prevista uma manutenção do nível em torno de 3,79 m nas próximas horas, mantendo-se em condição de normalidade. Com isso o nível ainda fica longe da cota de inundação que é de 6,87 m.

O rio Poti, na capital, tem nível de 6,66 m, devendo sofrer elevação para valores da ordem de 7,04 m nas próximas horas, mas seguindo ainda em situação de normalidade, já que a cota de inundação é de 10 m.

Publicidade

Em relação à Barragem de Boa Esperança, o CPRM informou que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) vem praticando uma defluência em torno de 281 m³/s e a barragem está com volume útil de 77%.

Fonte: Cidade Verde / Foto: Reprodução redes sociais

Facebook

MAIS ACESSADAS