Connect with us

DESTAQUES

Climatologista explica forte ventania em municípios do Piauí e faz previsões para o BRO-Bró

Publicado

em

A chegada do mês de julho no Piauí trouxe consigo uma mudança na variável climática dos ventos. Fortes ventanias têm sido comuns nos municípios, para entender melhor este fenômeno, a redação do Cidades na Net conversou com o climatologista Werton Costa.

Segundo Werton, o fim do período chuvoso no Piauí traz características especiais, a começar pela redução gradativa da cobertura de nuvens no céu, com isto, há o aumento da entrada de energia solar que irá atingir o solo e causar o fenômeno de evapotranspiração gerando mais calor. Os ventos surgem justamente por conta da chegada do inverno e fim do outono que gera uma diferença climática no Brasil

“Estamos no inverno, mas nós não temos um inverno bem definido, que é a estação marcada pelo frio e tempo seco. O frio se estabelece apenas no sul e sudeste do país, enquanto no norte e nordeste esquenta, e essa discrepância cria uma diferença na temperatura e na pressão fazendo com que as correntes de ar se desloquem com mais intensidade para o nordeste, por isto que este período entre junho e julho têm muitos ventos e estes ventos podem ser potencializados conforme aumenta o calor e paradoxalmente aumentam as massas de ar frio no sul do país”, explica o climatologista.  

Julho também marca a transição para o período seco que é efetivado no mês de agosto com baixa umidade, alta incidência radiativa de iluminação e temperatura elevada, portanto, é natural que ar fique mais seco e assim sentimos as consequências, como acrescenta Werton.

Climatologista Werton Costa

“Neste período a gente começa a perder mais água e a desidratar, por isso é necessário compensar essa perda ingerindo mais água, a umidade baixa favorece a propagação de patógenos que geram doenças respiratórias, como alergias, gripes e resfriados”.

Por que de dia é mais quente e a noite mais frio?

Publicidade

Outro fenômeno que vem sendo sentido pelos piauienses é em relação à diferença de temperatura. Durante o dia está mais quente e a noite mais frio. Isto acontece por conta do aumento da amplitude térmica diária, que é a diferença entre a temperatura mínima e máxima.

“Como temos um ar mais seco e não têm nuvens, o sol descarrega sua energia durante o dia e provoca uma elevação rápida da temperatura e aí no período diurno tem muito calor, mas quando a noite se inicia, aquela radiação absorvida pelo solo retorna rapidamente para o espaço gerando o efeito térmico de noites e madrugadas com temperaturas amenas, então neste período de julho teremos as menores temperaturas do estado do Piauí na faixa sertaneja, principalmente nos municípios limítrofes com o Pernambuco e a Bahia podendo chegar com facilidade a 18° ou 16° graus em algumas cidades do Piauí. Isto permanece até agosto”.

Previsões para o BRO-Bró de 2022:

O famoso BRO-Bró que se trata dos meses mais quentes no Piauí (setembro, outubro, novembro e dezembro) está se aporximando, perguntamos a Werton Costa o que podemos esperar este ano e ele pontua que, “em virtude do fenômeno global chamado La Niña que é quando as águas do oceano Pacífico estão mais frias e as do Atlântico mais quente, o nosso BRO-Bró deve ser ligeiramente majorado, existe a perspectiva que tenhamos um BRO-Bró acima da média assim como nos últimos três anos. Provavel mente teremos um BRO-Bró mais úmido, mas esta umidade não vem agora, vamos enfrentar o período seco e em meados do final de outubro para novembro poderemos presenciar uma mudança no céu e a chuva pode sim acontecer antes do previsto. Teremos temperaturas bastante elevadas e umidade”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS