Connect with us

DESTAQUES

Descartado primeiro caso de gripe aviária no Piauí, afirma secretaria

Publicado

em

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), receberam os resultados dos exames realizados após o atendimento da notificação de suspeita de Influenza Aviária, no último dia 4 de agosto de 2023. Tratava-se de uma ave passeriforme, da espécie Andorinha Doméstica Grande, que foi encontrada caída no quintal de uma residência, em Teresina.

O animal foi recolhido por profissionais da Adapi, as amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em São Paulo (LFDA/SP), e o exame realizado apontou resultado negativo para a Influenza Aviária e Doença de NewsCatle.

“A ave apresentava dificuldade de voo e sintomas neurológicos, assim, a notificação foi enquadrada como caso suspeito de síndrome respiratória e nervosa das aves. A Adapi realizou a investigação da ocorrência com a coleta de amostra para diagnóstico laboratorial. A amostra foi encaminhada para diagnóstico no LFDA-SP e o resultado da análise descartou a ocorrência de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e Doença de Newcastle, o resultado foi emitido no dia 10 de agosto de 2023. Desta forma, o Estado do Piauí permanece sem a ocorrência de focos de IAAP”, explica Cecília Guimarães, coordenadora do Programa Estadual de Vigilância Epidemiológica.

Mesmo com casos negativos, a Sada, por meio da Adapi, segue atenta ao cenário e executa as ações de vigilância da Influenza Aviária, visando a manutenção da sanidade do plantel avícola do Estado. O secretário Fábio Abreu reitera a importância das atividades de fiscalização em criações de aves e pontos de risco relacionados à sanidade avícola e a realização de atividades de educação sanitária, voltadas à conscientização e sensibilização da população e produtores em geral sobre as medidas de prevenção e imediata notificação de casos suspeitos à Sada/Adapi.

“A população pode ficar ciente de que a ave encontrada não estava com Influenza Aviária, mas para evitar a disseminação do vírus, recomendamos que os produtores de aves reforcem as medidas de biossegurança nas criações e que a população não se aproxime ou toque em aves doentes ou mortas. Ao observar qualquer caso suspeito, notifique imediatamente à Sada/Adapi para que um médico veterinário treinado realize a coleta de amostra e investigação”, ressalta o secretário.

Publicidade

Recomendações

A Sada, por meio da Adapi, orienta aos produtores e à população em geral que, caso verifique qualquer ave com sintoma neurológico (com dificuldade de voo e falta de coordenação motora) ou respiratório (edema na cabeça, espirros e tosses), não se deve tocar ou fazer coleta de amostra. Notifique a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e a Agência de Defesa Agropecuária para que um profissional devidamente treinado possa fazer a coleta de amostra e a investigação da ocorrência.

Medidas de biossegurança e de boas práticas de produção também são importantes, como o uso de telas de proteção para evitar a entrada de aves silvestres na criação. Em granjas, os produtores devem estar atentos ao controle da entrada de pessoas, realizar a desinfecção de veículos, orientar os funcionários para que realizem a troca de roupa no início e final do expediente e que todos sejam preparados para a pronta notificação em caso de identificação de qualquer ave com sintoma neurológico ou respiratório.

A população poderá entrar em contato através dos seguintes canais:

WhatsApp: (86)99462-1644

Publicidade

Site: http://www.adapi.pi.gov.br/contato.php

Telefone: 2222-1710

E-mail: [email protected] / [email protected]

Ou presencialmente em uma das unidades de atendimento da Sada/Adapi.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS