Connect with us

DESTAQUES

Educação de Francisco Macedo promove formação sobre reflexos da saúde mental em tempos de pandemia

Publicado

em

A Prefeitura de Francisco Macedo na gestão União e Trabalho, do prefeito Nonato Alencar, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 18 e 19 de junho, na sala de reuniões, uma formação sobre reflexos da saúde mental no ensino educacional durante e pós-pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A Formação está inserida na Estratégia 2.1 do Plano de Ação em Regime Especial.

No acesso a sede da secretaria houve higienização dos calçados com solução de água sanitária, entrega de máscaras, luvas, aplicação de álcool gel para mãos, também disponível no local, além da aferição de temperatura dos participantes com termômetro infravermelho.

Metodologia

O evento aconteceu com número reduzido de pessoas, mantendo o distanciamento. Para isso adotaram a metodologia de participação através de grupos seguindo todas as recomendações da saúde. Os participantes foram divididos em sete grupos com horários diferentes.

Na quinta-feira, participaram quatro grupos. O grupo-01 ficou na sala das 08h às 09h. O grupo-02 permaneceu de 09h30 às 10h30 e o grupo-03 das 11h às 12h. No período da tarde, o quarto grupo participou de uma vídeo conferência às 15h.

Publicidade

Nesta sexta-feira (19), na continuação do evento com o grupo-05, os participantes ficaram das 08h às 09h. O grupo-06 permaneceu no horário de 09h30 às 10h30 e o grupo 07 participou das 11h às 12h.

Objetivo do Encontro

De acordo com a professora e técnica da Secretaria de Educação, Niedja Mendonça, a Formação Reflexos da Saúde Mental no Ensino Educacional durante e pós-pandemia da Covid-19, tem como objetivo minimizar os impactos do período da pandemia e preparar todos para futuras crises, desenvolvendo as competências socioemocionais, tais como: a resiliência, adaptabilidade, confiança e a tolerância ao estresse e à frustração.

“O apoio psicológico e o acolhimento emocional, proporcionados aos profissionais da Educação, bem como aos alunos da Rede Municipal de Ensino é nossa prioridade”, destaca Niedja.


Presente no encontro, o secretário de Educação, Virgílio Alencar, ressaltou que foi elaborada a formação com a finalidade de inserir no plano de ação em regime especial, visando a preparação psicológica da equipe da Educação Municipal de Francisco Macedo.

Publicidade

“A formação é voltada para profissionais que integram a Educação Municipal como professores, coordenadores, diretores, zeladores, merendeiras, vigias e o principal ponto é que favoreça todos vocês servidores”, destaca.

“A formação prossegue até o mês de dezembro com a finalidade de fortalecer o sistema psicológico dos profissionais porque foi um ano letivo que nos pegou de surpresa e não esperávamos isso. Estamos vivenciando hoje uma situação muito complicada, não apenas no foco do retorno das aulas, mas na prevenção com a saúde para o não contágio e, saber lidar também com a situação, caso alguém venha a contrair o coronavírus”, pontuou.

Na formação a palestrante e psicóloga, Rayane Coelho, trabalhou sobre as formas de minimizar os impactos no período e pós-pandemia; preparação para futuras crises e o desenvolvimento das competências socioemocionais como a resiliência, adaptabilidade, confiança e a tolerância ao estresse e à frustração.

Para a psicóloga os efeitos na saúde mental de alunos e educadores demandarão ações muito além de respostas pedagógicas e educacionais, representando um desafio intersetorial.

“A sólida capacitação e apoio aos professores e gestores escolares são de extrema importância, para que eles possam agir, junto com profissionais de outras áreas, na minimização dos efeitos emocionais adversos”, disse.

Publicidade

“Nestes tempos de pandemia o número de crises de ansiedade, depressão, desequilíbrio emocional está cada vez maior. Esse é um momento de reflexão, autocuidado e autoavaliação, para que possamos enfrentar de forma mais consciente e equilibrados o momento futuro, pois não sabemos quando vai terminar, sendo assim um momento de incerteza. Aqui é uma ocasião de aprendizado e que eles possam se sentir mais confiantes, acolhidos e, assim, acolher alunos e quem está em volta deles”, explicou.

Neste sentido, a psicóloga frisa que o papel dos professores e dos gestores escolares será essencial para o sucesso de tais ações, necessitando que estejam em boas condições pessoais, profissionais e emocionais para exercê-las.

“É de suma importância contarem com significativo suporte psicológico durante e após a crise da Covid-19, uma vez que, além de serem diretamente impactados, precisarão atuar na minimização dos efeitos sentidos pelos alunos, como por exemplo, apoiar no diagnóstico do estado emocional de cada aluno; reforçar as competências dos estudantes no enfrentamento a situações adversas; até mesmo, reforçar os protocolos e orientações de saúde”, ressaltou.

Rayane lembrou que ao surgir a pandemia, muitos questionamentos também vieram à tona a cerca do futuro, tornando-se desafios e impactos.

No tocante ao ensino, 90% dos alunos foram impactados com a suspensão das aulas presenciais.

Publicidade

“Como estratégia o governo adotou a medida de aulas através da internet, mas os impactos não diminuíram porque mesmo no mundo onde as pessoas têm acesso e facilidade a internet com celular e computador, muitos famílias ainda não têm esse benefício”, pontuou.

“Na era da tecnologia muitas pessoas não têm acesso ainda e com isso muitos crianças, adolescentes e jovens sofrem com o impacto porque as aulas à distância precisam da tecnologia, que é a internet no celular, no computador. Não se pode deixar de lembrar dessas pessoas que se encontram de certa forma em situação de vulnerabilidade social”, alerta.

Ainda sobre o acesso a internet Rayane citou que alunos residentes em comunidades rurais estão entre os mais afetados com o formato de aulas remotas em tempos de pandemia.

“Os alunos da zona rural são os mais afetados porque além da ausência das aulas presenciais ficam com essa dificuldade tendo que se esforçar o dobro para poder buscar internet e fazer as atividades propostas pela educação. Em certas situações há redução significativa da frequência escolar e aumento nas taxas de evasão dos alunos”, apontou.

Representando a saúde municipal, a nutricionista e membro do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, Rowenny Ramos, esteve presente onde acompanhou e orientou quanto as medidas preventivas que são distanciamento, uso de máscaras, álcool gel entre outros.

Publicidade

“O comitê de enfrentamento ao coronavírus juntamente com os representantes da Saúde municipal de Francisco Macedo estiveram presentes, a fim de realizar medidas preventivas e orientações de distanciamento”, destacou.

“Na ocasião foram entregues máscaras e luvas, sanitizados os calçados e feita a assepsia das mãos, bem como aferição da temperatura corporal. Estamos na luta diária contra um inimigo que é invisível. Essas atividades de prevenção que estamos desenvolvendo juntos é nosso único aliado e vemos que está surtindo efeito. Por isso não podemos descansar nesse momento árduo”, frisou a nutricionista.

A secretária de Cultura, Joilma Ferreira, participante do evento falou da importância da formação. “Muito importante e proveitosa a palestra para todos que estão envolvidos na Educação, pois assim podem ter melhor preparo para enfrentar a situação”, enfatizou.

Com relação a realização de eventos a secretária reforça a paralisação das atividade mediante as normas e decretos.

“A aulas de músicas da banda Marcial estão paralisadas por conta do decreto desde o início da pandemia”, concluiu a secretária de Cultura de Francisco Macedo.

Publicidade

Veja abaixo fotos do primeiro dia e logo em seguida imagens do segundo dia

Veja fotos do 1º dia

Veja fotos do 2º dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS