Governador anuncia prorrogação da quarentena no Piauí até 21 de maio
Publicado por: | Data: 01/05/20

Governador anuncia prorrogação da quarentena no Piauí até 21 de maio

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta quinta-feira (30) a prorrogação da quarentena no Piauí até 21 de maio. O decreto que estabeleceu o isolamento social no estado vence hoje. O anúncio foi feito durante uma live por meio das redes sociais por volta das 14h30. Na quarta, o Piauí ultrapassou a marca de 500 casos confirmados do novo coronavírus, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Hoje, o governador recebeu a pesquisa por amostragem sobre a situação da covid-19 no Piauí. O Instituto Amostragem estima que o Piauí tem 3.783 infectados pelo novo coronavírus. A pesquisa foi realizada com 4.325 pessoas em 14 municípios entre os dias 24 e 28 de abril. A margem de erro é de 2%.

“Foi aprovado pelo Comitê a renovação do decreto até 21 de maio. É importante trabalhar no que acontecerá nessa próxima semana. Termos mais 3 semanas para a medição desse acompanhamento e com um conjunto de ações, vamos investir mais na proteção dos profissionais de saúde, investir na proteção da população e investir para ter mais condições de exames, inclusive para aqueles que já estão nos serviços essenciais e, ao mesmo tempo, estabelecer a necessidade da testagem dos que vão entrar na atividade. As farmácias também estão se preparando com condições de nos ajudar”, afirmou o governador.

Um levantamento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) estima que o Piauí poderá chegar ao colapso no sistema de saúde entre os dias 27 de maio a 03 de junho, caso o isolamento social não tenha resultado.

Segundo o governador, o Piauí está com índice de contaminação do coronavírus de 2.2, ou seja, uma pessoa transmite para duas pessoas, enquanto o ideal seria 1. “O Comitê aprovou os critérios para ter a retomada gradativa como sair de 2.2 para 1. Atualmente o Brasil está em 2.8, ou seja, quase 3 pessoas são contaminadas por uma outra”, afirmou Dias.

O governador elogiou o isolamento social no Piauí, mesmo com uma taxa média de 50%. “O Piauí apresenta uma situação onde o isolamento é um bom indicador. Temos permanecido na casa de 53% desde 15 de março, quando começamos. O mais importante é que temos ficado entre os 5 no país. Hoje estamos em 4º lugar com 58% de adesão ao isolamento social”, afirmou, ressaltando ainda outros tipos de isolamento.

“É positivo também os chamados isolamentos especiais, como o das pessoas que chegam pelas rodovias, aereportos. Hoje temos 2.481 pontos de quarentema no estado. Destaco também o isolamento das pessoas que tiveram contato com pessoas que tiveram o coronavírus”, acrescentou.

Crescimento da curva

Wellington Dias alertou ainda para a ocupação dos leitos no Piauí. “Estamos aproxidamente com 20% dos leitos ocupados, cerca de 160 pessoas em todo o estado. Temos do outro lado a parte dos pacientes graves que precisam de UTI ou estabilização. Aqui houve um forte crescimento, ele ficava ali entre 16% e 18% e agora se aproxima de 40%, algo em torno de 36%. A cada temos menos pacientes recebendo alta do que número de pacientes que chegam”, explicou, destacando os dados como preocupantes, assim como a curva de crescimento do coronavírus no estado.

“Há 15 dias tínhamos 7 confirmações por dia, agora chegamos a 50 confirmações por dia. É um crescimento acelerado. O número de óbitos que, há 15 dias, era de 7, 16 dias depois nós chegamos a 24 óbitos. Dentro do Brasil é um número relativamente baixo.

Pesquisa mostra realidade dos casos

Wellington Dias falou ainda do resultado da pesquisa de amostragem, que mostrou uma contaminação no estado 8 vezes maior. “Se temos, com base no dado de ontem, 513 confirmações de coronavírus, isso significa que são 4.500 casos com confirmação”, comentou.

Endurecimento do distanciamento

O governador disse ainda que o comitê recomendou o endurecimento no distanciamento e que vai dialogar com a rede bancária, locais que registram grande concentração de pessoas. “Temos muita concentração em momentos de pagamento, como o que acontece agora no pagamento do auxílio emergencial”, afirmou.

Aulas só retornam no dia 31 de julho

Wellington Dias anunciou ainda que as aulas presenciais na rede de educação só retornam no dia 31 de julho. “Aprovamos que a rede de educação pode funcionar em um modelo de educação virtual através da tecnologia e caberá ao comitê tratar de algumas situações específicas que foram apresentadas”, finalizou o  governador.

O decreto será avaliado semanalmente em reuniões do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

Hérlon Moraes
cidadeverde.com

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Impacto Sertão Livre reúne multidão em shows; “Estamos vivendo um momento de graça na cidade de Picos” diz prefeito

Desde o dia 11 de janeiro, o município de Picos tem sido marcado pelas diversas ações desenvolvidas através do projeto social, missionário e evangelístico Impacto Sertão Livre, que promove a

Picos

PICOS | Bairro Ipueiras recebe obras de revitalização de praça e calçamento

O bairro Ipueiras foi contemplado, neste final de ano, com três obras importantes realizadas pela Prefeitura Municipal de Picos: calçamento poliédrico, revitalização da Praça Tantonho Silva e a instalação de