Connect with us

DESTAQUES

OAB inaugura Sala dos Advogados em Jaicós

Publicado

em

A Ordem dos Advogados do Brasil -OAB, Seccional Piauí, inaugurou na manhã desta quinta-feira (09), a Sala dos Advogados, da 13º  Delegacia Regional de Polícia Civil de Jaicós. O espaço homenageou o advogado “Expedito José de Freitas” (in memoriam).

O evento de inauguração da Sala, que servirá para que os advogados que militam em Jaicós e região possam atender seus constituintes e realizar outras atividades de seu exercício profissional, contou com a participação de diversas autoridades e advogados de Jaicós e Picos e de outras comarcas da região, e dos familiares do homenageado.

Na solenidade de inauguração, o presidente da OAB, Francisco Costa Veloso, o Chico Lucas, iniciou agradecendo à Polícia Civil, na pessoa do delegado Dr. Miguel Carneiro, pela disponibilização do espaço para os advogados

Ele ressaltou ainda a importância do espaço para o exercício da função dos advogados. “A advocacia criminal se recente muitas  vezes, por não ter tanta assistência, principalmente, no que diz respeito ao seus constituintes presos, as possibilidades de entrevistas reservada, exatamente porque algumas delegacias carecem desse espaço físico, destinados aos seus advogados, e , essa é uma luta que nós travamos e com colaboração de parcerias, estamos inaugurando essa sala que é singela, mas  muito representativa na advocacia”, destacou.

Na ocasião, Chico Lucas falou sobre o homenageado com o nome da sala. “Essa é também,  uma homenagem ao Dr. Expedito José de Freitas, que mesmo  simples, é  uma forma de eternizá-lo, ele que foi um grande juiz de paz, pelo que soube era pessoa contemporizadora, conciliadora, que buscava sempre o diálogo e evitava os conflitos, e além de um  grande comerciante,  foi juiz de paz, constituiu uma família e teve uma vida honrada”, frisou .

Publicidade

Por fim, ele estendeu seus agradecimentos à Polícia Civil, ao advogado Guilherme Bento e todos os advogados, a família do homenageado e finalizou enfatizando que o espaço traz aos advogados jaicoenses, o mínimo para exercer sua profissão com dignidade.

O vice-presidente da OAB, Lucas Nogueira, frisou que o espaço é pequeno e simples, mas simbolicamente, significa muito. “Esta sala significa a Ordem dos Advogados do Brasil se preocupando com o exercício da advocacia  das comarcas do interior, se preocupando com os advogados que atuam no interior, significa a OAB, seccional Piauí dialogando com as instituições, nesse caso, a Polícia Civil. Significa a OAB homenageando os advogados que exerceram de forma honrosa sua função, então é ato aparentemente singelo, mas  uma simbologia muito grande, por isso é momento tão especial  para Ordem e  para os advogados de Jaicós”, pontou.

O presidente da subseção de Picos, Frank Sinatra Moura Bezerra, parabenizou a todos os envolvidos na concretização da sala, como também agradeceu a Policia Civil pela disponibilização do espaço, que só foi possível após a reforma do prédio da delegacia, e destacou que esse era um pleito antigo da classe e que vai trazer maior dignidade para os advogados.

O delegado Miguel Carneiro Correia, disse estar  feliz pela concretização do espaço, quando frisou que as portas da delegacia estão abertas e ele está  à disposição dos advogados.  “Às vezes a gente não  cede ao que o advogado  milita, mas porque aqui cada um tem que cumprir com seu papel, mas sempre chegamos a um consenso e as coisas tem se encaminhado bem”, explicou.

Representando a família e os colegas de profissão,o advogado, Francisco Silveira, agradeceu pela homenagem feita a Expedito José de Freitas. “Primeiro, como  genro do homenageado, minhas primeiras palavras são de agradecimentos, em nome da família, pela lembrança e ao mesmo tempo como advogado reconheço ser justa a homenagem, porque Expedito foi um homem que exerceu com dignidade” destacou.

Publicidade

Francisco Silveira também falou sobre a representatividade da sala para o bom exercício da advocacia no município. “E essa sala viabiliza a ampla defesa, porque o preso vai ter condição de conversar com o advogado, a família, aquele que tem sua pequena ou grande questão, então, o advogado vai ter condições de trabalhar, e isso significa serviço público, população bem atendida, o advogado não  tem o  privilégio para si, mas sobretudo o conforto é para o usuário do serviço, então a OAB está de parabéns e em nome de todos os advogados jaicoenses agradecemos”, disse.

Após os discursos, aconteceu o descerramento da placa, realizado pela OAB e a viúva do homenageado, a senhora  Teresinha Alves de Carvalho Freitas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS