Connect with us

DESTAQUES

Piauí tem previsão de chuvas intensas com acumulado de até 300 mm nos próximos dias

Publicado

em

A previsão de chuvas no Piauí, com acumulados podendo chegar aos 300 milímetros (mm) nos próximos sete dias, tem preocupado as autoridades que atuam no monitoramento de barragens e açudes no estado. Isso porque alguns desses reservatórios já estão próximas da capacidade máxima.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), dados de satélite do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram a duplicação da Zona de Convergência Intertropical entre os dias 11 e 18, proporcionando assim a ocorrência de chuvas em cidades da mesorregião Centro-Norte. 

“Estes acumulados podem ficar entre 50 e 100 mm durante as 24 horas, no entanto, algumas áreas nesse recorte de sete dias poderão acumular entre 100 mm e 300 mm”, disse a climatologista Sara Cardoso, da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh. 

A situação é preocupante por conta do nível de alguns reservatórios de água da chuva em diversos municípios piauienses. De acordo com a Semarh, seis açudes já alcançaram 100% da capacidade e outras três estão com volume acima dos 80%.

Foto: Reprodução

Publicidade

O alerta é semelhante em relação a barragens monitoradas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Assis Rocha, coordenador estadual do órgão, destaca que muitas estruturas já “sangraram” devido o grande volume de chuva nos últimos dias. 

Anteontem a barragem do Caldeirão sangrou, devido uma chuva forte que teve na região de Piripiri. Estamos também na iminência do sangramento da barragem do Jenipapo, que fica em São João. Uma barragem que está complementarmente cheia é a de Ingazeiras, que fica em Paulistana”, concluiu. 

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS