Connect with us

DESTAQUES

Piauí terá ‘B-R-O bró’ mais quente dos últimos anos, aponta meteorologia

Publicado

em

período já conhecido pelo calor intenso deve castigar ainda mais os piauienses em 2018. Mesmo a estação sendo o inverno, no conhecido ‘B-R-O bró’ (sigla que faz referência à última sílaba dos últimos meses do ano) não há nenhum sinal de frio, na verdade esta é a época mais quente do ano. Segundo meteorologistas, a temperatura na região será mais elevada este ano devido ao fenômeno atmosférico-oceânico El Niño.

“A tendência é que 2018 seja mais quente do que a média, não só em relação ao ano passado, mas em relação è própria média histórica, e o que leva a essas temperaturas mais elevadas é o El Niño. O fenômeno já está formado e mesmo ele não sendo de forte intensidade, está em desenvolvimento dando uma margem de quase certeza de um B-R-O bró mais quente”, informou a meteorologista Sônia Feitosa.

De acordo com Sônia, as cidades da região Sul do Piauí terão os maiores índices de calor e os termômetros podem marcar mais de 42º C. “Oficialmente, a partir do mês de setembro até novembro, principalmente, é onde compreende exatamente o período mais quente. Isso em todo estado do Piauí, mas onde haverá as mais altas temperaturas será em determinadas regiões do Sul do estado”.

Teresinenses procuram sombra para se proteger do sol durante o BRO-Bró (Foto: Manoel Mariano/ Arquivo Pessoal)

Teresinenses procuram sombra para se proteger do sol durante o BRO-Bró (Foto: Manoel Mariano/ Arquivo Pessoal)

As temperaturas acima da média, a partir do mês de agosto, vêm causando grandes danos ao meio-ambiente e aflições aos piauienses. A especialista explica que com a não produção dos sistemas de nuvens, as chuvas não acontecem e com isso a temperatura aumenta.

“O que são esses sistemas? São massas de ar seca que ficam sobre o estado por todo esse tempo inibindo as chuvas. Então deixa também o tempo mais seco”, explicou Sônia.

Publicidade

Para muitos piauienses, o B-R-O bró anuncia sua chegada através de frequentes queimadas que acontecem por todo estado, começando ainda no mês de agosto. O fogo na vegetação aumenta a temperatura e o calor se torna quase insuportável.

Outras pessoas adotam a sombrinha para se proteger do sol (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Outras pessoas adotam a sombrinha para se proteger do sol (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

“Essa característica de estar quente faz parte da climatologia do Piauí, devido a fatores naturais, como a localização geográfica, a predominância de certos elementos meteorológicos”, disse Sônia.

A meteorologista enfatizou que o ano de 2018 terá mais focos de calor e consequentemente uma temperatura mais intensa em relação aos outros anos. “Comparando este mesmo período no Piauí, com o ano passado, nós já estamos com mais de 133% de focos de calor relacionado a queimadas”, concluiu a meteorologista Sônia Feitosa.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS