Connect with us

DESTAQUES

Portal da Transparência teve mais de 1,5 milhão de acessos em 2017 no Piauí

Publicado

em

O Portal da Transparência do Governo do Estado do Piauí tem se consolidado como importante ferramenta de controle social, registrando, no ano de 2017, 1.598.460 de acessos às suas páginas. No Piauí, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) é o órgão responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema.

Em relação ao número de pessoas que realizaram visitas ao site, houve um salto significativo, a partir de maio de 2017. Enquanto que nos primeiros quatro meses o número de pessoas que acessou o site variou entre 3 mil e 8 mil, a partir de maio, o número de acessos únicos saltou para 14 mil, variando até o mês de dezembro entre 11,9 mil e 15,6 mil, totalizando 137.267 visitantes únicos em 2017.

No último ano, muitas mudanças foram feitas para melhorar a usabilidade do site, o que pode justificar o aumento significativo de visitantes únicos ao site. É o que explica o auditor governamental Alan Soares.

“A Gerência de Tecnologia da Informação da CGE tem melhorado constantemente seu ambiente tecnológico para oferecer um serviço de qualidade ao cidadão. Em 2017, o Portal da Transparência foi migrado para outra estrutura de servidores, mais robustos, permitindo um ganho de desempenho e disponibilidade. Aproveitamos o processo de migração e otimizamos as rotinas que são feitas para acesso aos dados dos diversos sistemas do Estado. Isso também permitiu uma melhoria nas consultas ao portal. Além disso, no mesmo período, houve a implantação do novo Sistema da Administração Financeira do Estado, Siafe-PI. Em conjunto com a Sefaz, aproveitamos para melhorar ainda mais as consultas advindas desse sistema”, explicou Soares.

Para o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, a transparência é uma das principais diretrizes de atuação da Controladoria-Geral do Estado, reforçada pelo governador Wellington Dias.

Publicidade

“O governador quer um Estado transparente. Para isso, determinou que a Controladoria desenvolvesse cada vez mais ferramentas de promoção à transparência. Casado com essa quantidade de acessos, vultosa em 2017, temos também o aplicativo Gestão Transparente e o e-SIC. Inclusive, recentemente fomos avaliados na Escala Brasil Transparente com nota de 9.58, numa escala de 0 a 10. Portanto, isso mostra que o Estado do Piauí vem crescendo, aprimorando e incrementando a transparência de suas ações para toda a população”, assegurou Nuno Bernardes.

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS