Connect with us

DESTAQUES

Teresina atinge pior índice de isolamento social em um mês e Firmino pede cautela

Publicado

em

O índice de isolamento social em Teresina atingiu a sua pior marca desde o início do monitoramento. Nesta quinta-feira (30), apenas 43% da população ficou em casa. A queda foi de 12% em relação ao índice da quarta-feira, que registrou 55%. O número está bem abaixo do percentual recomendado pelos órgãos de saúde para evitar a disseminação do coronavírus, que é de 73%.

O prefeito Firmino Filho lamentou a queda no índice de isolamento social e pediu cautela para a população. “O momento é sério, requer cautela. Infelizmente as pessoas ainda não se convenceram da gravidade da situação. O isolamento é a nossa única arma para evitar o aumento no número de casos”, pontuou.

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento de uma startup que monitora a localização de 217 mil celulares na cidade. A empresa também utiliza ferramentas de marketing para enviar alertas para aparelhos das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social.

Os bairros com melhor desempenho nas taxas de isolamento são Frei Serafim, Novo Uruguai, Matinha, Areias e Brasilar, todos com percentuais entre 47,5% e 49,3%. Já os bairros Socopo, Novo Horizonte, Parque Juliana, Buenos Aires e Olarias apresentam percentuais mais baixos, variando entre 28,1% e 36,9% no índice de isolamento.

Há cerca de 40 dias, a Prefeitura de Teresina vem implantando medidas que facilitam e incentivam a permanência das pessoas em casa, como o fechamento do comércio, suspensão das aulas e de eventos com aglomerações, alterações no transporte público, além de uma série de outras medidas.

Publicidade

São Luís em lockdown

Ontem, a Justiça do Maranhão decretou “lockdown” (bloqueio total) para a capital do estado, São Luís, e para mais três municípios da região metropolitana, pelo prazo de dez dias, a partir de terça-feira (5).

A decisão também vale para os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Na terça-feira (28), a cidade de São Luís atingiu 100% de ocupação dos 112 das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) da rede estadual destinadas ao tratamento de Covid-19. Nos 267 leitos de enfermaria, a ocupação é de 63,7%.

Fonte: Cidade Verde com informações da PMT

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS