Connect with us

Alegrete do Piauí

Última missa com padre Ismael em Alegrete do Piauí é marcada por emoção e homenagens; fotos

Publicado

em

Celebrada na noite deste domingo, 20 de dezembro, a última missa com o pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Alegrete do Piauí, padre Antônio Ismael. A cerimônia religiosa foi marcada por homenagens e emoção dos fiéis na despedida do sacerdote.

O padre Ismael chegou em Alegrete no dia 24 de outubro de 2015, quando era área pastoral, pertencente a Paróquia Santo Antônio, em Padre Marcos.


Veja também >> Paróquia de Nossa Senhora de Fátima é instalada em Alegrete do Piauí e empossa seu primeiro pároco; fotos


O sacerdote, fala de seu sentimento quanto ao povo, o tempo, o que ele viveu e realizou com os irmãos em Alegrete do Piauí, durante o período de 05 anos.

“O sentimento é de gratidão, por termos vivido e feito tantas coisas juntos aqui. O grande marco dos feitos, foi passar a área pastoral para Paróquia, no dia 22 de dezembro de 2017, mas fizemos estágio pastoral, missões jovens, festejos e setorizamos a Paróquia para envolvermos mais as pessoas. Então, o primeiro sentimento é de gratidão”, disse o Padre Ismael.

Publicidade

Ele agradece a Deus e a todos os que colaboraram com os trabalhos paroquiais, pelo cuidado que tiveram com ele, e pela acolhida, destacando também o sentimento de missão cumprida na região.

“O segundo sentimento é de saudade desse povo querido, que me amou, que me acolheu, que cuidou de mim esse tempo todo, que colaborou e conviveu comigo. E o terceiro sentimento é de missão cumprida, de muita paz, de alegria a Deus, por ter feito tudo aquilo que era possível, que estava ao meu alcance, com a graça de Deus. Gratidão a Deus por tudo, e ao povo de Alegrete e de Francisco Macedo que colaboraram comigo na obra do senhor”, pontuou ele.

Durante a missa, foram prestadas algumas homenagens ao Padre Ismael, entre elas, a homenagem da prefeita eleita, Lila Alencar, que esteve na missa e o presentou em nome de toda a população alegretense.

Leoneide Ramos, também homenageou o Padre, falando em nome de toda a Paróquia e demais comunidades e grupos que o Padre cuidou.

“É um momento só de gratidão a Padre Ismael e reconhecimento, pelos feitos dele aqui em Alegrete e nas demais comunidades. Nós agradecemos muito em primeiro lugar a Deus por ter trazido esse servo do Senhor pra passar cinco anos conosco, nos abençoando, nos ensinando, nos instruindo, e nos apoiando. Um grande homem de Deus, conselheiro, amigo, ser humano de um coração grandioso, fez um diferencial nessa cidade. E por onde ele passou e pregou, nos conduziu como ovelhas, como seu rebanho, no caminho da justiça e da verdade e do amor de Deus. Esse homem é um ser iluminado, que nos proporcionou momentos maravilhosos”, disse Leoneide emocionada.

Publicidade

Maria do Amparo, em seu discurso, falou sobre serem uma família, citando algumas qualidades do Padre Ismael, fazendo menção do que mais aprendeu com o sacerdote durante esses anos. Ela também conta que ele lhe ajudou e estendeu a mão quando mais precisou.

“Igreja, ser igreja e trabalhar para o reino de Deus, é formar uma família. Nós somos uma família. Em uma família nós temos irmãos, com opiniões diferentes, assim somos nós que trabalhamos para o reino de Deus, mas onde existe humildade, amor e perdão, tudo termina bem. Nós, seres humanos, somos constituídos de qualidades e defeitos mas encontrei em Padre Ismael uma das maiores qualidades que um ser humano pode ter, a humildade! Ele é muito humilde”, explica ela.

Maria do Amparo, fala que, no final tudo dá certo, sobre perdão, amor, respeito e humildade. E ressalta que essas e outras qualidades do Padre Ismael, a marcaram muito, ela diz: “no fundo do meu coração, foi a humildade. Quando mais precisei, ele me estirou a mão. Três coisas eu aprendi, humildade, perdão e amor”, enfatiza ela.

Maria Lídia, secretária da Pastoral Jovens, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, homenageia o Padre Ismael em nome dos jovens da Paróquia com uma carta de despedida.

“Em nome da Pastoral da Juventude e de todos os jovens que tiveram o privilégio de conviver todo esse tempo com o senhor.

Publicidade

A vida é cheia de surpresas, às vezes agradáveis, hora não. De repente o senhor apareceu fazendo algumas mudanças na vida de cada um de nós. De uma forma ou de outra trouxe leveza à alma, nos deu oportunidade de crescer mais na nossa missão, nos incentivou, ajudou a crescer mais na fé nos mostrando que somos capazes de realizarmos o que desejamos com a graça de Deus.

O senhor é além de um padre, amigo, conselheiro, companheiro, divertido, que veio devagarinho e conquistou nossos corações. Deus não escolhe os capacitados. Ele capacita os escolhidos e assim foi esse período com o senhor aqui. Começamos a conviver com sua pessoa, sabíamos que chegaria esse dia da sua transferência da nossa comunidade, mas confesso que não pensamos que seria tão rápido, mas ainda que distante, tenha a certeza que jamais esqueceremos a sua dedicação e a sua atenção. O seu carinho e alegria com todos nós, jamais serão esquecidos. Foram momentos de alegria e animação que ficarão para sempre em nossos corações.

Nós, da pastoral da juventude, lhe agradecemos por todo acolhimento, carinho e trabalho prestado com a gente. O senhor foi além de um padre, um amigo que cuidou de nós, aconselhou, ensinou, corrigiu, interagiu, apoiou, e brigou quando necessário, nos ajudou em tudo com amor e dedicação. Foram tantos momentos inesquecíveis, que levaremos para a vida. Gratidão ao nosso Deus, por ter nos permitido ter esse contato todo especial com o senhor.

Padre Ismael, obrigada por todo o carinho que o senhor teve comigo e com a minha família. Nunca vou esquecer das nossas viagens, reuniões. Que o senhor continue te abençoando e protegendo, e que esse novo ciclo seja de grandes realizações na sua vida. Não é um adeus, é simplesmente um até breve. Um grande abraço, fica na paz de Deus”.

Para encerrar, o padre Ismael deixa uma mensagem para os fiéis da igreja, sobre perseverança na caminhada cristã com Deus.

Publicidade

“Nunca desistam de Deus. Não deixem que nada lhe atrapalhem, nenhuma ocupação, e que nenhuma preocupação atrapalhe vocês a ponto de parar a caminhada e que vocês sempre peçam a Deus, para que Ele complete a obra quando começada no batismo”, concluiu.

O Padre Antônio Ismael de Holanda, vai assumir a área pastoral São Francisco de Assis, em Acauã, pertencente a Paróquia de Nossa Senhora dos Humildes, em Paulistana. A posse do Padre Ismael será realizada no próximo dia 08 de janeiro de 2021.


Acesse e saiba>> Dom Plínio anuncia transferências e nomeações de seis padres da Diocese de Picos


Veja fotos da última missa do padre Antônio Ismael

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS