Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Prefeita Lila segue desenvolvimento e apresenta novas conquistas. Veja balanço dos seis meses!

Publicado

em

A prefeita de Alegrete do Piauí, Maria Lilian Alencar, a Lila, apresentou o balanço de ações da gestão “Juntos Somos Mais Fortes” durante os seis primeiros meses de exercício.

Desde que assumiu o município no dia 1º de janeiro do corrente ano, a gestora juntamente com sua equipe de governo, seguem trabalhando em prol de organização e melhorias dos órgãos que compõem a administração para continuar oferecendo um serviço de qualidade à população.

Os beneficiamentos executadas contemplam os diversos setores da administração municipal como a Assistência Social, Educação, Meio Ambiente, Obras, Saúde, Esporte e Lazer entre outras, além de favorecer diretamente a população alegretense.

Administração, Planejamento, Obras e Finanças

No setor de infraestrutura, o ex-prefeito e atual secretário de Finanças, Márcio Alencar, segue comprometido e lutando diariamente para continuar o desenvolvimento do município.

Publicidade

Para reforçar a segurança pública em Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, recebeu das mãos da deputada federal Rejane Dias (PT), do deputado estadual Zé Santana (MDB), do coordenador do do PRO Piauí, Rafael Fonteles; e do governador Wellington Dias (PT), as chaves de mais um veículo para o município, uma camionete Mitsubishi L200 Triton.

Recentemente, o secretário anunciou a destinação de mais 5 mil metros quadrados de calçamento para o município, oriunda do Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas do Piauí, o Pro Piauí, do governo do estado, através da deputada federal, Rejane Dias.

Ex-prefeito Márcio Alencar ao lado da deputada Rejane Dias, em Teresina. Foto: Ascom / Rejane Dias

Ao todo, já foram anunciados 15 mil metros de calçamento que irá contribuir com a mobilidade urbana e a construção de duas passagens molhadas.

Foto: Ascom / ProPiauí

Márcio Alencar não mede esforços para contribuir com a gestão da Lila Alencar, em Teresina, garantiu uma van totalmente acessível, equipada e com elevador, que irá facilitar a vida das pessoas com deficiência e contribuir com a deslocação dos mesmos. A previsão de entrega do veículo no município é para o segundo semestre do corrente ano.


Matéria Relacionada: Alegrete é contemplado com veículo adaptado para portadores de deficiência

Publicidade

No tocante a obras, está em destaque à conclusão do Estádio Municipal Valdivino Otílio Ribeiro; a perfuração de 05 poços artesianos; serviços e sistemas que melhoram o abastecimento de água; limpeza urbana; a obra do Centro Educacional, Virgínia Célia Maia Alencar, reparos na Iluminação Pública.

Prefeita Lila Alencar e a secretária de Educação Virgínia Célia visitam a obra de construção da escola padrão de Alegrete

Paralelo a essas ações, a gestão também realizou a  reforma do sangradouro da barragem de Alegrete Velho, na zona rural do município. O serviço foi requerido verbalmente pelo vereador Luís Carlos (PT).

Prefeita Lina na reforma do sangradouro da barragem de Alegrete Velho

Com  recursos próprios a gestão “Juntos Somos mais fortes”  trabalha para beneficiar a população em melhorias no acesso e mobilidade com roço e terraplanagem de todas as estradas vicinais que interligam a sede do município à zona rural.

Em continuidade, a gestão ainda está investindo na construção e ampliação de praças, pensando no lazer para os moradores e também no paisagismo do município.

“O atendimento às necessidades de limpeza de áreas públicas é de extrema importância considerando não só o aspecto visual e paisagístico. A manutenção de áreas públicas com capina, poda de árvores em áreas de risco e a varrição de praças e outros locais de acesso público, garante segurança à população e o controle de disseminação de vetores causadores de doenças, como a dengue”, enfatiza Lila Alencar.

Prefeita Lila Alencar

A gestão todos os meses cumprindo o compromisso firmado, pagam os servidores efetivos, comissionados e contratados. O pagamento efetuado dentro do mês trabalhado reforça o comprometimento da nossa gestão para com os servidores públicos municipal de Alegrete do Piauí, valorizando os servidores do município que prestam com zelo seu trabalho.

Publicidade

“Temos esse compromisso de valorização dos servidores. Mantemos os salários em dia e honramos com as demais obrigações que são de direito deles. Em razão deste período em que estamos vivendo às coisas realmente não estão muito boas, porém, com responsabilidade e compromisso temos conseguido administrar honrando os nossos compromissos e valorizando os nossos colaboradores”, disse Lilian.


Matérias Relacionadas: Prefeita de Alegrete antecipa salário mensal e 13º de servidores aniversariantes em maio e injeta R$ 360 mil na economia


Assistência Social

Entre as primeiras ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem a frente, a secretária, Ariane Santos, podemos destacar: a entrega de cestas básicas; a entrega de atividades pelo SCFV e Criança Feliz; entrega de Kits de Prevenção à COVID-19; entrega de ovos de páscoa para as crianças contempladas pelo SCFV e Criança Feliz; entrega mensal de Kits à Gestantes e a realização de comemorações e campanhas alusivas, como exemplo o “18 de Maio”, que intensificam o combate contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Outras melhorias realizadas foram às reformas da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e do prédio que abriga o Conselho Tutelar, com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho destes profissionais e garantir mais conforto para a população.

A pasta ainda realiza capacitações que objetivam o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos, visando o desempenho de funções. Além da entrega dos novos fardamentos a toda equipe do Programa Criança Feliz (PCF), dessa forma, os profissionais poderão atuar padronizados, com segurança e utilizando EPI´s de proteção.

Publicidade

Os profissionais da pasta estão sempre aprendendo e se adaptando as novas práticas, dessa forma, contribuem com a execução dos serviços ofertados aos alegretenses.

Educação

Na Educação Municipal  a gestão investiu em ações onde foi realizada a Formação pedagógica de professores; o sistema de ensino remoto funcionando com sucesso mesmo com os desafios.


Matérias Relacionadas: Jornada Pedagógica em Alegrete do Piauí discute tendências e perspectivas na nova educação; fotos

Palestras sobre emoções e uso de TICs marcam o 2º dia da Jornada Pedagógica de Alegrete do Piauí; veja fotos

Publicidade

Devido à pandemia, professores da educação infantil de Alegrete visitam novos alunos ingressos das escolas do município


Sendo uma das prioridades na sua gestão, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, gerida pela professora Virgínia Célia, tem realizado inúmeras ações, entre elas: a entrega de kits para professores; a adesão a programas do FNDE; a continuidade da plataforma virtual AVA; a aquisição de 02 maquinas de xerox para fornecimento de kits de atividades para os alunos que não tem acesso a plataforma; a aquisição de um ônibus escolar através do Simec; bem como a aquisição de computadores para Secretaria Municipal de Educação e adesão e acompanhamento dos programas como: Programa Pro-Alfabetização; Programa Mais Aprendizagem; Saepi – Sistema de Avaliação Educacional do Piauí, Programa Brasil na Escola e Olimpíada de Língua Portuguesa.

Secretária de Educação Virginia Célia ao lado da prefeita Lilian Alencar durante distribuição da Merenda Escolar

Recentemente, a secretária ainda anunciou a adesão ao Programa Volta ao Novo – Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais de docentes no Piauí – DECOMSED, que tem objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais tanto nos professores quanto nos alunos em tempos de pandemia, como também planejar a retomada às aulas presenciais a partir de uma visão de desenvolvimento pleno e integral.

Apresentação do Programa Volta ao Novo para os diretores e coordenadores das escolas municipais

A apresentação oficial do programa Volta ao Novo para todos os professores da rede ensino, e início da formação da primeira macro competências está prevista para o dia 23 de julho.

Saúde

Publicidade

Como melhorias dos serviços oferecidos aos alegretenses, a gestão municipal através da Secretaria de Saúde que tem a frente Anna Carla, reforçou as atividades do NASF (equipe Multidisciplinar, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicóloga).

Secretária de Saúde, Anna Carla

Fortaleceu o atendimento de vários profissionais em domicílio (sede e zona rural); fez a manutenção da Farmácia Básica com entrega de medicações gratuita; atendimento Odontológico, Médico, de enfermagem e outros serviços nos postos de saúde da sede, zona rural e extensões. Atendimento de enfermagem e atendimento as gestantes; realização de várias campanhas de vacinação como, por exemplo, a Influenza.

A gestão ainda oferece a entrega de Dispositivos Auxiliares (bengalas, próteses, próteses, cadeiras de roda, cadeiras de banho, muletas; e Prótese Dentária); atividades preventivas e educativas da Vigilância Sanitária no campo em combate ao Aedes Aegypti, Doença de Chagas e a Covid -19. De acordo com o órgão, a gestão também já disponibilizou inúmeras cirurgias eletivas para a população.

Como medidas contra a disseminação do novo coronavírus, a gestão elaborou o Plano Municipal de Vacinação e reforçou os cuidados com a saúde municipal.

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19, segue avançando a cada dia no município. Até o momento, mais de 2.200 doses já foram aplicadas.

Publicidade

Confira o Vacinômetro:

Outro benefício da pasta é com relação ao transporte para a população. A Prefeitura por meio da Secretaria, dispõe de ambulâncias e outros veículos utilizados para viagens à capital Teresina, Araripina, Picos, sempre priorizando contribuir com as necessidades da população e oferecer um atendimento de qualidade.

Cultura, Esporte e Turismo

A Secretaria de Esportes do município através da Prefeitura na gestão “Juntos Somos Mais Fortes”, está trabalhando em prol da conclusão do Estádio Municipal Valdivino Otílio Ribeiro, bem como no incentivo à prática de esportes em geral e com apoio as novas modalidades na cidade a exemplo do futsal feminino e futevôlei, além de apoiar e incentivar ao Futebol Amador na cidade e no interior com a destinação de artigos esportivos como bola, redes entre outros.

A gestão ainda realizou a 1ª Jornada de Planejamento em Alegrete para discutir melhorias no âmbito da Cultura, Esporte e Turismo.

Publicidade

O evento aconteceu na Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar, em parceria com as Secretarias Municipais de Esporte, Cultura e Turismo, abordando como tema “Discutindo as políticas públicas de Cultura, Turismo e Esporte”. A 1ª Jornada Municipal teve como finalidade discutir e elaborar sugestões que implementam políticas públicas no âmbito cultural, turístico e esportivo.


Conteúdo relacionado: 1ª Jornada Municipal de Planejamento em Alegrete vai discutir políticas de fomento à Cultura, Esporte e Turismo

 1ª Jornada de Planejamento em Alegrete discute melhorias para a Cultura, Esporte e Turismo; fotos


Agricultura

Como incentivo na produção agrícola, a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura, realiza a distribuição de sementes de milho, feijão e brotos de palmas para os agricultores alegretenses.

Publicidade

No período da Semana Santa foi distribuído aproximadamente três toneladas de peixe para centenas de famílias. Uma tradição em Alegrete que há anos serve de modelo para outros municípios da região.

Vale ressaltar que com muito empenho e dedicação a gestão conseguiu montar a Sede da Secretaria de Agricultura para atender as pessoas que precisam dos serviços;  Instalação dos órgãos INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e o fornecimento de documentação DAP (Declaração de aptidão ao Pronaf) e firmar parceria com bancos para formação de linhas de créditos financeiros para os agricultores de Alegrete, bem como a orientação para quitação de dívidas, além da contratação de um técnico agropecuário que irá atender os agricultores familiares de todas as áreas do município de Alegrete do Piauí.

Secretário de Agricultura Júnior Sousa e a prefeita Lila Alencar


Matéria Relacionada: Agricultores do Pronaf podem negociar débitos, diz secretário de Agricultura de Alegrete


A gestão ainda realiza a disponibilização de um carro pipa para contribuir com o trabalho dos agricultores.

A agricultura familiar do município ainda recebeu mais um importante reforço. Um caminhão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através do Governo do Estado, através de parceria da SAF/PI, com o Ministério da Cidadania, através de indicação parlamentar da deputada federal Rejane Dias e irá auxiliar os pequenos produtores rurais do município na aquisição e distribuição de alimentos e produtos.

Publicidade

Meio Ambiente

Por fim, em relação ao Meio Ambiente, a gestão da prefeita Lila Alencar está executando ações diárias de cuidado e combate a danos contra o Meio Ambiente e a realização da Semana da Consciência Ambiental.


Matérias Relacionadas: 

Semana da Consciência Ambiental é iniciada em Alegrete do Piauí. Veja programação!

ALEGRETE 29 ANOS | Prefeita Lila Alencar faz balanço dos 100 dias de gestão. Veja!

Publicidade

Prefeita Lilian recebe caminhão para apoio à agricultura familiar de Alegrete do Piauí

Prefeitura de Alegrete segue com trabalho de limpeza pública e poda de árvores; fotos

ALEGRETE | Prefeita atende solicitação de vereador e recupera sangradouro da barragem de Alegrete Velho

Ato Cívico e 1ª Volta Ciclística Ambiental marcam as comemorações dos 29 anos de Alegrete do Piauí

Prefeita Lila e secretária de educação, visitam obra da Escola Padrão de Alegrete do Piauí


 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS