Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Focos de queimadas voltam a crescer e Piauí ocupa 3ª posição no Nordeste

Publicado

em

 Piauí ocupa a 3ª colocação em quantidade de focos de queimadas na região nordeste, atrás apenas do Maranhão e Bahia. Os dados constam no sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que mostram que o Estado registrou no último mês de maio 169 focos.

O número registrado em maio é mais que o dobro do mês de abril, quando apenas 60 focos de queimadas foram registrados em todo o Piauí.

O Piauí também registra crescimento do número de focos quando são levados em conta os cinco primeiros meses do ano. De acordo com dados do Inpe, entre janeiro e maio deste ano, foram 382 registros, enquanto no mesmo período de 2020 foram apenas 202 registros de queimadas.

Ainda de acordo com dados do Inpe, os municípios da região do cerrado são os que registram maior quantidade de queimadas no Piauí no ano de 2021. O ranking é liderado por Baixa Grande do Ribeiro que, até  o momento, já possui 37 focos de queimadas este ano.

Na sequência, aparecem os municípios de Uruçuí, Bom Jesus, Floriano, Jerumenha e Buriti dos Montes.

Publicidade

A problemática das queimadas pode ser ainda mais agravada nos próximos meses por causa da estiagem enfrentada em algumas regiões do Piauí. Na última semana, o Governo do Estado decretou situação de emergência em 36 municípios, que devem receber ações prioritárias para garantir o abastecimento e diminuir os impactos da seca.

 

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS