Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Maratonas, ato cívico, corte do bolo e missa celebram o 24º aniversário de Vila Nova do Piauí; fotos

Publicado

em

Vila Nova do Piauí celebra neste mês o aniversário de 24 anos de emancipação política. A data é comemorada oficialmente no dia 14 de dezembro. Reunindo diversas autoridades, em respeito ao dia mais importante do calendário municipal, a programação teve início nas primeiras horas da manhã com maratonas nas categorias masculina e feminina, ato cívico com corte do bolo de 24 metros e a bênção da missa em ação de graças pela comemoração do 24º aniversário.

Maratonas

O dia oficial do aniversário de emancipação política teve início às 06h, com a realização de maratonas nas categorias masculina e feminina. A concentração dos atletas foi na entrada do povoado São João Batista que percorreram a PI Jovelino Romão da Silva.

As premiações foram todas em dinheiro. Na categoria masculina os maratonistas percorreram 05 km. Os vencedores foram Daniel que fez o melhor tempo e chegou em primeiro lugar. O atleta recebeu a premiação das mãos da secretária de Educação Antônia Maria. A segunda colocação ficou para Gilcimar que foi premiado por Thaine, e, Zacarias ficou na terceira posição da corrida recebendo a premiação do empresário Manoel Bernardes.

A maratona feminina teve percurso de 03 km e as vencedoras da corrida foram Ana Layanne que alcançou a primeira posição e recebeu o prêmio das mãos do prefeito Edilson Brito. No segundo lugar ficou a atleta Maria Adinalva que foi contemplada com prêmio entregue pelo vice-prefeito Antônio Tiago. Na terceira colocação ficou a maratonista Thalia. O prêmio para atleta foi entregue pelo ex-prefeito Arinaldo Leal.

Ato cívico

Publicidade

O ato cívico em respeito patriótico, foi realizado pelo policial militar e comandante do Grupamento de Policia Militar, soldado Arleuso, que representou o Poder Judiciário. O prefeito Edilso Brito e o vice-prefeito Antônio Tiago que representaram o Executivo Municipal ergueram a bandeira do Brasil e, o vereador presidente da Câmara representou o Poder Legislativo e hasteou a bandeira símbolo do município de Vila Nova ao topo do mastro.

A solenidade aconteceu em frente à sede da Prefeitura com execução dos hinos do Brasil, do Piauí e de Vila Nova. Fato inédito, foi o corte do bolo que mediu 24 metros, capitaneado pela secretária de Saúde e o secretário de Governo, com o apoio total do gestor Edilson Brito. Na ocasião, os munícipes tiveram a oportunidade de prestigiar e se deliciarem.

A data foi marcada por eventos esportivos, cívicos, e, religiosos com a celebração da missa em ação de graças.

A missa

Em ação de graças, a missa celebrada na Igreja de Santo Antônio, às 09h, abençoou toda comunidade vila-novense pela comemoração dos 24 anos de emancipação política. O ato foi celebrado pelo padre Francisco Ramires.

Discursos e agradecimentos

O prefeito, Edílson Brito, que participou das atividades durante o dia, saudou todas as autoridades e a comunidade presente, agradeceu a todos que contribuíram com a festa e destacou os crescimentos na cidade.

Publicidade

“Quero iniciar saudando a todos aqui presentes que nos prestigiam nessa data tão importante e fazer essa festa ainda mais bonita. Estamos nessa luta representando todos os vila-novenses e quero dizer que é muito gratificante, não só para mim que estou à frente do poder municipal, mas para todas as pessoas que compõem as pastas e administram junto a mim, aos vereadores, amigos, secretários, apoiadores e todos os outros. Temos uma equipe que se dispõe para que as coisas deem certo. Agradeço a Almerinda e ao Erivan que fizeram este bolo. Agradeço a minha esposa, Ana Carolina que ornamentou toda a cidade e que não se cansa de trabalhar. Vila Nova completa 24 anos de emancipação e ela só cresce na educação, na saúde, na assistência social, na agricultura, na cultura e em todos os outros segmentos e isso mostra que estamos no caminho certo”, disse.

O vice-prefeito, Antônio Tiago, falou com emoção em participar do evento e ser filho de Vila Nova, parabenizando todos que compõem a pasta municipal pela realização da festa.

“Agradeço a Deus por nos permitir estar presentes neste dia e saúdo a todos em nome do nosso prefeito, Edilson Brito. É muito prazeroso e emocionante este dia, 14 de dezembro, é o dia do aniversário desta querida cidade. É um lugar bom de viver, uma cidade pequena e acolhedora, e formada com administradores que sempre estão olhando para o povo. A cada ano nossa festa está inovando e tentando melhorar em todos os sentidos. Parabenizo a Almerinda, a Saúde municipal e ao Erivan por terem aceitado o trabalho e realizado. Estamos no início das nossas festas e vamos continuar participando e festejando os 24 anos de emancipação política da nossa querida cidade”, disse.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Adonelys Araújo, que representou os vereadores, agradeceu pela presença de todos e parabenizou os eventos realizados durante os dias de festa por resgatar a cultura e pensar sempre nos vila-novenses.

“Agradeço a Deus por estarmos aqui e falo da minha gratidão em poder participar de uma cerimônia como esta, e perceber que tantas pessoas se deslocam de suas casas para prestigiarem esse evento que é o aniversário da nossa querida Vila Nova. A nossa população tem zelo para as atividades festivas do nosso município. Parabenizo a gestão municipal pelo esforço e dedicação em organizar uma festa tão bonita e rica resgatando a cultura. É com grande prazer que falo representando os meus colegas vereadores e parabenizo todos vocês que participaram e contribuíram para a realização da festa” disse.

Publicidade

Representando o poder judiciário, o soldado da Polícia Militar, Arleuso, comandante do GPM, participou da solenidade e destacou.

“É uma responsabilidade muito grande representar o poder judiciário. Hoje é um dos poderes que mais sofrem pressão da sociedade civil em busca de mais justiça para tirar as distorções do nosso Brasil. Vila Nova está indo muito bem. Apesar dos recursos reduzidos nós estamos com a criminalidade zero, e isso não é apenas o trabalho da Polícia Militar é o apoio do poder municipal e a conscientização da sociedade. Em 2020, com a inauguração do nosso GPM e a viatura nova iremos garantir ainda mais a segurança de todos. É um orgulho muito grande fazer parte dos 24 anos de emancipação política junto a vocês há 08 anos”, relatou.

O ex-prefeito, Arinaldo Leal, fez o uso da palavra para parabenizar o prefeito, Edilson Brito, e todos os secretários que fazem parte da gestão, pela administração que desenvolvem no município e falou do orgulho em ser vila-novense.

“Agradeço de coração a gestão do prefeito, Edílson Brito, por enaltecer cada dia mais o nosso município, o nosso povo e o slogan da nossa festa condiz com a realidade. Vila Nova é orgulho para nós que moramos e vivemos aqui, para os que moram fora e orgulho para os que não são daqui, mas passam a morar. Esperamos essa continuidade e cada vez mais a nossa festa cresce e inova pensando no nosso povo. Parabenizo todos os secretários e digo que vocês estão fazendo certo, administrando, olhando para as pessoas e fazendo o que traz felicidade e bem-estar para a pulação”, concluiu.

Presenças

Publicidade

Estiveram presentes nas ocasiões comemorativas da data oficial do aniversário de 24 anos de Vila Nova do Piauí: o prefeito municipal, Edilson Edmundo de Brito; a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Ana Carolina da Rocha Brito; o vice-prefeito, Antonio Tiago e esposa Kátia Leila; o empresário, Manoel Bernardes (Belin); a assessora jurídica, Núbia Rocha; a secretária de Saúde, Almerinda Luz; o secretário de Governo, Erivan Brito; a secretária de Educação, Antônia Maria; o secretário de Agricultura, Luiz Gonzaga; a secretária de Administração, Edinete Brito; o secretário de Finanças, Raynere Abreu; o controlador interno, Erasmo Navez; os ex-prefeitos: Arinaldo Leal; Totonho e Zé Navez.

Os vereadores, representantes do Poder Legislativo: Adonelys Araújo, Deijano Raimundo de Lima, Flávio Adão de Sousa, Adelino Oliveira, Maria das Dores, Severo Sousa e Roberto Moura.

Lideranças comunitárias e/ou educacionais: Miqueias, Eneas Abreu, Ignez Silva, Nena, Dorgivaldo, Eliezia, Cregio França, Iracema, Dadá Tiago e Antônia Leal.

>> Veja fotos das maratonas, ato cívico, corte do bolo e a celebração da missa em ação de graças

Ato Cívico e corte do Bolo:

Missa em Ação de Graças:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS