Presos suspeitos de aliciar menores a roubar escolas no interior do Piauí
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 16/06/16
Comments 0

Presos suspeitos de aliciar menores a roubar escolas no interior do Piauí

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Athena, para elucidar uma série de furtos qualificados ocorridos em escolas de Joaquim Pires, Norte do estado. Segudo a Polícia Civil, adolescentes da rede pública vinham sendo aliciados por adultos a roubar equipamentos dos colégios e eram remunerados por isso.

Foram cumpridos, até o momento, dois mandados de prisão preventiva, dois de busca e apreensão, e dois de internação provisória de adolescentes pela prática de atos infracionais. A ação policial aconteceu em Joaquim Pires e na cidade vizinha de São Bernardo, no estado do Maranhão, onde um adolescente foi apreendido.

Buracos nas paredes das escolas facilitavam passagem de adolescentes  (Foto: Divulgação/Polícia Civil)“Muitos desses adolescentes eram escolhidos pela quadrilha por estudarem nas escolas, tinham informações privilegiadas de onde os equipamentos estariam e dos horários de funcionamento. Eles eram escolhidos por serem magros e terem uma baixa estatura, o que facilitava a ação de arrombamento e acesso às salas”, disse o delegado Anchieta Nery.

Os adolescentes infratores confessaram que participavam da quadrilha e chegaram a ser ameaçados pelos adultos, que comandavam as ações. Eles eram remunerados para realizarem os roubos.

Pelo menos quatro escolas das zonas urbana e rural foram alvo da quadrilha por várias vezes em apenas um mês, o que motivou a polícia a investigar os casos.

Os prejuízos foram muitos e deixaram as escolas sem aparelhos eletrônicos, como TVs, caixas de som, computadores, netbooks, equipamentos para montagem de um rádio, que está avaliado em cerca de R$ 50 mil e ainda não foi recuperado.

Quatro escolas foram arrombadas em um mês em Joaquim Pires  (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

“Cada adulto tinha uma função específica na quadrilha. Um aliciava os adolescentes oferecendo dinheiro, outro buscava no carro os produtos e levar para as cidades, outro receptava e rapidamente vendiam principalmente para as cidades de Luzilândia e Piripiri”, acrescentou o delegado Anchieta Nery.

A polícia não descarta a possibilidade de mais prisões. Pelo menos 20 policiais civis e militares participam da operação. Os dois adultos presos foram levados para a Penitenciária de Esperantina e os adolescentes estão sendo ouvidos pelo Ministério Público e serão transferidos para Teresina.

Fonte: G1

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

Jaicós

Mais 16 pacientes vencem o coronavírus e chega a 152 o número de curados em Jaicós

A Secretaria de Saúde do município de Jaicós divulgou, na tarde desta quarta-feira, 14 de outubro, o 148º Boletim Epidemiológico relacionado à pandemia causada pelo novo coronavírus. Conforme o Boletim,

NOTÍCIA DESTAQUE

Colisão entre Gol e S10 deixa uma pessoa ferida próximo a Inhuma

Um homem ficou ferido na tarde deste sábado (23), durante colisão lateral entre uma S10 e um Gol. O acidente aconteceu na primeira bifurcação que dá acesso à cidade de

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Governador Wellington Dias sanciona lei que regulamenta vaquejada no Piauí

O governador Wellington Dias (PT) sancionou lei de nº 6.907, de 6 de dezembro, onde regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural no estado do Piauí e institui medidas