Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Presos suspeitos de aliciar menores a roubar escolas no interior do Piauí

Publicado

em

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Athena, para elucidar uma série de furtos qualificados ocorridos em escolas de Joaquim Pires, Norte do estado. Segudo a Polícia Civil, adolescentes da rede pública vinham sendo aliciados por adultos a roubar equipamentos dos colégios e eram remunerados por isso.

Foram cumpridos, até o momento, dois mandados de prisão preventiva, dois de busca e apreensão, e dois de internação provisória de adolescentes pela prática de atos infracionais. A ação policial aconteceu em Joaquim Pires e na cidade vizinha de São Bernardo, no estado do Maranhão, onde um adolescente foi apreendido.

Buracos nas paredes das escolas facilitavam passagem de adolescentes  (Foto: Divulgação/Polícia Civil)“Muitos desses adolescentes eram escolhidos pela quadrilha por estudarem nas escolas, tinham informações privilegiadas de onde os equipamentos estariam e dos horários de funcionamento. Eles eram escolhidos por serem magros e terem uma baixa estatura, o que facilitava a ação de arrombamento e acesso às salas”, disse o delegado Anchieta Nery.

Os adolescentes infratores confessaram que participavam da quadrilha e chegaram a ser ameaçados pelos adultos, que comandavam as ações. Eles eram remunerados para realizarem os roubos.

Pelo menos quatro escolas das zonas urbana e rural foram alvo da quadrilha por várias vezes em apenas um mês, o que motivou a polícia a investigar os casos.

Os prejuízos foram muitos e deixaram as escolas sem aparelhos eletrônicos, como TVs, caixas de som, computadores, netbooks, equipamentos para montagem de um rádio, que está avaliado em cerca de R$ 50 mil e ainda não foi recuperado.

Quatro escolas foram arrombadas em um mês em Joaquim Pires  (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

“Cada adulto tinha uma função específica na quadrilha. Um aliciava os adolescentes oferecendo dinheiro, outro buscava no carro os produtos e levar para as cidades, outro receptava e rapidamente vendiam principalmente para as cidades de Luzilândia e Piripiri”, acrescentou o delegado Anchieta Nery.

A polícia não descarta a possibilidade de mais prisões. Pelo menos 20 policiais civis e militares participam da operação. Os dois adultos presos foram levados para a Penitenciária de Esperantina e os adolescentes estão sendo ouvidos pelo Ministério Público e serão transferidos para Teresina.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS