Quase 200 municípios do Piauí aderiram ao programa Garantia Safra
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 04/07/16
Comments 0

Quase 200 municípios do Piauí aderiram ao programa Garantia Safra

Quase 200 municípios do Piauí aderiram ao programa Garantia Safra, seguro destinado para agricultores familiares com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Para receber o benefício do Governo Federal, os agricultores devem comprovar que tiveram perda igual ou superior a 50% da safra no município. A Superintendência Desenvolvimento Rural (SDR) realiza vistorias nestas cidades para comprovar as perdas e conseguinte liberação do seguro.

O Programa Garantia-Safra é um seguro para agricultores familiares com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que garante uma renda mínima às famílias que perderam sua safra.

“Essa verificação pode ser feita por meio de laudo técnico da Emater, pelos dados pluviométricos e levantamento da produção pelo IBGE. Infelizmente, a análise destes dados mostram perdas na região do semiárido. No Estado, 196 municípios aderiram ao programa Garantia Safra e o que percebemos é que, apesar do volume de chuvas ter sido maior no ano passado, foi concentrado somente em um mês”, disse Pereira.

Além do Garantia-Safra, os agricultores que tiveram perdas agrícolas contam ainda com o Vivo Semiárido, operação de crédito do Governo do Estado com foco na recuperação da área do caju, apicultura e ovinocapinocultura.

Adalberto Pereira ressalta a importância dos programas sociais voltados para os agricultores e ressalta que a alimentação animal e a seca são dois gargalos no Estado.

“A palma foarrageira é uma cultura muito adaptada na região para a alimentação anima. No ano passado, distribuimos a semente da planta e nesse ano vamos continuar. O Vivo Semiárido, que é um programa nos moldes do PCPE, através das associações, estão apresentando projetos para conseguirem recursos para investimentos nas cadeias produtivas do semiárido e enfrentamento de mais esse ano de seca”, reitera o superintendente de Agricultura Familiar da SDR.

Nesta segunda-feira (04), representantes da SDR, Embrapa, Emater, Conab e Ministério da Agricultrua discutem o novo calendário agrícola.

Como acessar o Garantia Safra

Para receber o benefício, o agricultor deve procurar a unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ou Sindicato Rural mais próximo de sua residência e se inscrever no Programa. Após a inscrição, o agricultor deve realizar o pagamento de boleto emitido pela Prefeitura do seu Município.

Em caso de perda da safra, a prefeitura solicita vistoria ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Constatada a perda igual ou superior a 50% da safra no município, inicia-se o pagamento por meio de cartão de pagamento da Caixa.

Fonte: Cidadeverde.com

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Marinha alerta para ventos de até 60Km/h no litoral do Piauí

O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil emitiu alerta para mau tempo no litoral piauiense neste fim de semana. Segundo o boletim, ventos com intensidade até 60 Km/H podem

NOTÍCIA DESTAQUE

TJ nega suspensão de auxílio-moradia de R$ 6,2 mil para 188 juízes do Piauí

O que para muita gente poderia ser uma forma de economia aos cofres públicos, para o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) foi uma brincadeira de mau gosto, já que

NOTÍCIA DESTAQUE

Dois anos após estupro coletivo de Castelo do Piauí, acusado do crime ainda não foi julgado

Neste sábado (27), completam dois anos desde que quatro adolescentes foram agredidas, estupradas arremessadas do alto de um penhasco de cerca de 10 metros de altura, na cidade de Castelo