Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Sem boas chuvas, Barragem de Bocaina pode secar em 2017

Publicado

em

A Barragem de Bocaina localizada na região Centro-Sul do Piauí já foi um dos maiores reservatórios de água do Estado, beneficiando mais de cinco municípios da região de Picos. No entanto, a realidade nos últimos três anos tem sido outra com a diminuição significativa do volume de água, que nos dias atuais é de apenas 12 milhões de m³ de água, o menor índice já registrado nos últimos 33 anos.

O técnico de barragens do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS), Francisco Alves Teixeira, informou que o quadro era ainda mais alarmante tendo em vista que o nível do reservatório estava em 10 milhões de m³ de água. O aumento ocorreu após a chuva do dia 17 de janeiro em que choveu 72 mm provocando a cheia dos rios Guaribas e Bananeira, principais fontes de água que alimentam a Barragem.

“Para esse mês de janeiro foi até surpreendente a barragem ter aumentado 42 centímetros de altura na torre, o que representa 2 milhões de m³ de água. Este volume estávamos esperando para fevereiro. Foram três anos de perda sem recuperação do reservatório e acredito que até 2022 como as previsões apontam vamos aumentar e muito o volume de água na barragem já que as chuvas devem aumentar”, destacou o técnico.

Francisco Teixeira ainda foi enfático ao frisar que se as chuvas esperadas para este ano não se confirmarem a Barragem de Bocaina poderá secar, pois diante do volume atual ela não se mantém.

“Do jeito que está ela vai secar, pois a Barragem não se mantém já que as comportas ficam abertas no período de estiagem”, frisou.

Publicidade

Fechamento das comportas

Um dos pontos emblemáticos em torno da Barragem de Bocaina tem sido o fechamento das comportas. A iniciativa é regulamentada pela Agência Nacional de Água (ANA), que visa a recuperação do reservatório durante o período de inverno, onde os rios se mantem perenes com as chuvas.

Para se ter uma ideia do efeito da abertura das comportas tem-se como exemplo o ano de 2016, em que a Barragem de Bocaina chegou a marca dos 22 milhões m³ de água. Com a manutenção da abertura das comportas e ausência das chuvas o reservatório chegou a diminuir 12 milhões de m³ de água.

“Com o volume de 22 milhões foi necessário abrir as comportas para perenizar o Rio Guaribas e chegou a 10 milhões, índice encontrado até dezembro. Esse problema de abertura das comportas sempre vai existir porque quando tinha água suficiente era abastecido até a cidade de Santa Cruz do Piauí, irrigação em Torrões. A água foi voltando e diminuindo e hoje só chega até a Sussuapara, não tem condições de ultrapassar o município porque se não seca o reservatório”, afirmou Francisco Alves Teixeira.

No dia 30 de janeiro, as comportas foram fechadas em até 95% devido a quantidade considerável de chuvas que tem caído sobre a região.

Publicidade

Tempos de cheia

No período de 2004 à 2006, a Barragem de Bocaina atingiu um de seus níveis históricos quanto ao volume de água. Na época, o reservatório concentrava 106 milhões de m³ de água nos seus 28 km de extensão, número quase nove vezes maior se comparado ao índice atual.

Fonte: Folha Atual

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS