Connect with us

DESTAQUES

MASSAPÊ | Cavalgada valoriza a cultura popular e movimenta os festejos da comunidade Juazeiro do Quitó

Publicado

em

A comunidade Juazeiro do Quitó, situada na zona rural do município de Massapê do Piauí, está celebrando, desde o dia 03 de outubro, os festejos da sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida.

Nesta quarta-feira, 11 de outubro, nona noite de novena, o evento religioso contou com a participação dos vaqueiros, reunindo fé, devoção e valorização da cultura popular nordestina.

À tarde, antes da celebração, os vaqueiros se reuniram no povoado Caraíbas, animados por aboios e toadas com Jaiminho, Lourinho e Agenilson Aboiador, e de lá, saíram em cavalgada até a igreja da comunidade Juazeiro, realizando um percurso de três quilômetros.

Na igreja, os vaqueiros foram calorosamente acolhidos e participaram da celebração, que foi conduzida por leigos da comunidade e convidados, e cheia de simbolismo da cultura nordestina.

A bíblica sagrada foi levada por uma família. Um adolescente, que representava o filho, entrou montado em um jumento, um dos animais mais característicos do Nordeste.

No momento do ofertório, os vaqueiros ofereceram objetos e indumentarias utilizados no seu trabalho.

O prefeito Rivaldo Carvalho e a primeira-dama Lucileide Carvalho integraram a equipe de liturgia. O gestor fez a leitura do texto bíblico montado num cavalo.

Um dos vaqueiros organizadores da Cavalgada, Irineu Antônio, montado em seu cavalo, conduziu a imagem de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil e conhecida como a protetora do povo sertanejo.

Ao final da celebração, foi realizado o sorteio de dezenas de brindes entre os vaqueiros.

Em entrevista, o prefeito Rivaldo Carvalho, que tem suas origens na comunidade Juazeiro do Quitó, expressou a satisfação de participar da II Cavalgada entre Amigos e dos festejos.

“Foi uma alegria contribuir, através da nossa gestão, com a realização deste grande evento de valorização da nossa cultura popular, de homenagem ao vaqueiro e ao homem do campo, de reverência a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e da nossa comunidade Juazeiro do Quitó.”, disse.  

O ex-prefeito Chico Carvalho, que também é da comunidade, parabenizou aos vaqueiros e demais envolvidos no evento, que segundo ele, engrandece os festejos da comunidade.

Publicidade

“Parabenizar ao Daniel e Irineu pela organização da Cavalgada, ao prefeito Rivaldo pelo apoio, aos aboiadores, a Chiquinha, liderança religiosa da comunidade, que contribuíram para que esse grande evento acontecesse na nossa região, valorizando a cultura, fortalecendo a nossa fé. Que Nossa Senhora Aparecida nos abençoe e que no próximo anos possamos estar novamente reunidos.”

Após a missa, aconteceu uma festa no campo de futebol da comunidade, tendo como atrações os cantores Ademir O Operador e Ângela Mel, e Orlando Estourado.

Veja todas as fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS