Connect with us

ESPORTES

Festival de Xadrez Arthur Galvão reúne mais de 30 crianças e movimenta esporte em Picos

Publicado

em

O Festival de Xadrez Arthur Galvão foi realizado no último domingo (24), em Picos, e teve participação de 34 crianças. A competição foi realizada simultaneamente nas cidades de Buriti dos Lopes, José de Freitas, Luís Correia, Oeiras, Parnaíba, Picos e Teresina, e é dedicada a memória do enxadrista Arthur Galvão que faleceu, em 2021.

O jovem desportista tinha 14 anos e morreu poucos dias depois em um hospital de Teresina, após ser internado ao sentir fortes dores de cabeça. Arthur, mesmo jovem, era considerado por jogadores veteranos que coordenam a Federação Piauiense de Xadrez, como um dos fortes enxadristas e uma das promessas do Piauí.

Nas sete cidades-sede o evento reuniu 185 crianças de escolas públicas e da rede privada de ensino e foi transmitido em tempo real pelo Canal da FPIX (Federação Piauiense de Xadrez).


CONTEÚDO RELACIONADO

Federação Piauiense vai realizar o Festival de Xadrez Arthur Galvão neste domingo (24). Inscreva-se!


Em Picos o torneio foi organizado pelo CPX (Clube Picoense de Xadrez) com o apoio da ALERP, Print Serigrafia, Zumbas Bar, Rozangela Rocha (Rose Magazine) e CETI Marcos Parente.

Publicidade

Marli Veloso, membro do clube e coordenadora do festival, fez a abertura do evento que teve como árbitros os enxadristas Henrique Veloso, James Silva, Breno Alves, Luzivânia Araújo, Pirigás e Rafael Monteiro.

Marli destacou que o festival de xadrez foi um momento ímpar para cada coração que participou. “As crianças tiveram aulas, jogaram, leram, brincaram, participaram de atividades de artes cênicas, fizeram novas amizades. Foi uma tarde de muita aprendizagem e diversão inspirados pelo exemplo de Arthur Galvão”, falou.

Equipe organizadora em Picos

Henrique Veloso membro da equipe de arbitragem falou sobre o amigo Arthur Galvão que foi homenageado.

O professor Breno Alves, iniciou o Congresso Técnico. Enxadrista, professor e membro do clube de xadrez em Picos ressaltou que a importância, entre outros fatores, está em crescer a modalidade esportiva, valorizar a cultura e a arte como meio social.

“A gente não esquecer do nome Arthur Galvão que era uma promessa de Teresina e piauiense. Um dos principais objetivos desse evento é valorizar desde cedo o esporte para descobrir novos talentos”, concluiu Breno Alves.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2022-04-26-at-15.19.26-1.jpeg

O festival foi abrilhantado com a participação do Grupo Teatral Projeto Bar Cultura (PBC)

No evento as mães dos enxadristas receberam alguns ensinamentos a exemplo de Welma Leal.

Mães acompanham o festival em Picos

Erasmo Falcão, membro da FPIX e Coordenador do Festival falou sobre o evento.

“Conseguimos realizar, a federação piauiense, o maior evento de xadrez escolar da história do estado do Piauí. É um projeto piloto que foi feito para ser avaliado e estudado para que possa ser ampliado e aplicado nos próximos anos para que mais cidade e escolas sejam inseridas. A família do Arthur Galvão adotou o projeto e achou excepcional, aprovaram e ficaram lisonjeados”, destacou acrescentando que o projeto foi idealizado pelo candidato a mestre Severino Januário e adotado pela FPIX, que tem como presidente Luís Carlos Sales.

Mestre Severino Januário um dos idealizadores do projeto avaliou de forma positiva o envolvimento da equipe.

“A força, da equipe, determinação, o amor que foi demonstrado pelo xadrez, a união que o festival criou nos organizadores. O segundo ponto que vejo foi o de levar alegria para as crianças e chances e a gente fez isso, que na vida faz muita diferença. A gente aproximou as famílias, socializou, onde tínhamos uma meta de 70 crianças e batemos 200 inscrições. Isso foi espetacular […]”, destacou o Severino agradecendo a todos pela maestria depositada desde a organização.

Classificação

Na Modalidade Feminina de 1º ao 5º ano quem ficou em primeiro lugar foi Ana Clarissa Veloso. Em segundo lugar, a enxadrista Isabela Cardoso, e na terceira colocação Vida Sofia.

Publicidade

No Masculino de 1º ao 5º ano, Eduardo Brito ficou no topo, em primeiro lugar. O segundo colocado foi Victor Emanuel e na terceira posição Flávio Fernandes. Na modalidade Masculina competiram enxadristas, alunos de 6º ao 9º ano. A melhor colocação foi para Teyvisson Igor Veloso que conquistou o primeiro lugar. Mateus da Silva Santos conseguiu o segundo lugar, e Rômulo de Alencar Silva a terceira posição.

Primeiro lugar masculino e feminino do 1º ao 5º ano: Eduardo Brito e Ana Clarissa Veloso

De acordo com a organização não houve inscritos na Modalidade Feminina de 6º ao 9º ano. Durante o festival foram ministradas ainda aulas de xadrez. Os responsáveis pelas aulas durante a tarde foram Carlos Átila e Rafael Santos. Na coordenação das atividades da tarde estiveram à frente Marli Veloso e Suze Liberalina.

A Academia de Letras da Região de Picos (ALERP), fez doação de livros para sorteio no festival, ocasião em que as crianças ganharam livros doados pela entidade.

Stand da Alerp no Festival de Xadrez em Picos
Professor Rafael ministra aulas para as crianças durante a tarde
Medalhistas
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS