Connect with us

ESPORTES

Um ano sem Pelé: sete mil pessoas passaram por mausoléu em Santos

Publicado

em

Localizado no cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos (SP), o mausoléu que abriga o Rei do Futebol, Pelé, recebeu aproximadamente 7 mil visitantes ao longo deste ano.  Desde maio, de segunda a sexta-feira, ele proporciona aos admiradores a oportunidade de prestar homenagens ao ícone do esporte.

Pelé, falecido em 29 de dezembro de 2022, estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em virtude de uma infecção respiratória após contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon. Ao longo de mais sete meses, o mausoléu recebeu a visita média de 30 pessoas por dia. 

SOBRE O MUSEU

O local escolhido pelo próprio Rei do Futebol em vida em julho de 2003, quando comprou os lóculos no nono andar para a família. O número faz referência ao número da camisa que Pelé utilizava quando era jogador. O espaço também possui vista para o estádio Vila Belmiro, onde estreou em novembro de 1956 e marcou 288 gols e também onde, em 1974, se ajoelhou e se despediu do clube.

Apesar de ter selecionado o nono andar do 1º cemitério vertical da América Latina, o ícone do futebol foi sepultado no primeiro andar para facilitar o acesso aos visitantes. Com 200 m², o ambiente é uma viagem por momentos marcantes da carreira do Atleta do Século 20, com duas estátuas em tamanho real do rei, bem como uma decoração temática ao redor da sepultura. 

Publicidade

O museu foi inaugurado em 2014 e, desde então, recebeu mais de 438,2 mil visitantes (até 30 de novembro deste ano). No equipamento, também estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal do Atleta do Século 20. O público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos sobre a história de Pelé.

Foto: Raimundo Rosa/PMS

Há ainda exposições temporárias. A mais recente é a mostra ‘CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol’, parceria com o Museu do Futebol, fica em cartaz até 31 de março de 2024 para demonstrar a história de resistência das mulheres brasileiras, que foram proibidas por lei de jogar bola entre 1941 e 1979.

MISSA DE UM ANO

Neste mês, a morte do rei Pelé completa um ano. Diante disto, o local está com uma programação especial. Para homenagear tudo o que o Pelé fez pelo Brasil e o mundo, será realizada neste dia, às 16h, missa de Ação de Graças, no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo).

A celebração será feita pelo padre Denilson, reitor do Santuário Santo Antônio do Valongo.

A entrada é gratuita mas requer agendamento pelo site do Memorial. Ele está aberto a visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS