Connect with us

GERAL

128 mil alunos da rede pública estadual serão avaliados no Piauí

Publicado

em

No próximo dia 30 de novembro, 545 escolas da rede pública estadual aplicarão as provas do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), referente ao ano de 2016. Por meio de testes cognitivos, o Saepi vai avaliar a qualidade do ensino e o desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Serão avaliados 128.703 alunos do ensino fundamental (6° e 9º ano) e ensino médio (1ª, 2ª e 3ª série), das 21 Gerências Regionais de Educação.

Os estudantes farão as provas no horário de aula e terão duas horas e meia para concluí-las. Os professores que supervisionarão a aplicação do teste, bem como coordenadores regionais e municipais, já passaram por treinamento no início do mês de novembro e estão aptos a atuarem na avaliação.

De acordo com a diretora de Planejamento da Seduc, Sicília Amazonas, em 2015 apenas 75% dos alunos participaram do teste e o grande desafio esse ano é conseguir maior adesão por parte dos estudantes. “É de suma importância que o máximo de alunos façam as provas do Saepi, pois é a partir dele que poderemos promover um diagnóstico da realidade educacional do estado, redirecionar o planejamento e a prática pedagógica, traçar estratégias e melhorar cada vez mais os indicadores”, explicou.

Além dos testes, todos os alunos, professores e diretores responderão também a um questionário contextual e socioeconômico como forma de identificar fatores associados à aprendizagem do alunado e uma visão mais detalhada da realidade educacional.

O Saepi é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). Todas as informações quanto ao sistema de avaliação estão disponíveis no link http://www.saepi.caedufjf.net/

Publicidade

Fonte: CCom

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS