Connect with us

GERAL

Domingo de Ramos na região de Picos movimenta paróquias e inicia Semana Santa

Publicado

em

Os municípios da região de Picos vivenciaram neste domingo (24), a entrada de Jesus em Jerusalém. A celebração do Domingo de Ramos é evidenciada por diversos católicos que fazem uso de folhas de palmeiras, oliveiras ou salgueiros. Ramos de diversas árvores também podem ser utilizados.

A Paróquia São José administrada pelo padre Daniel Rodrigues, em Inhuma, concentrou vários fiéis em caminhada pelas ruas e a entoação de cânticos sagrados dentro e fora da Igreja Matriz.

Centenas de pessoas foram as ruas na cidade de Jaicós neste domingo (24). Com concentração em frente a igreja de São Judas Tadeu, no bairro Serranópolis, foi realizada a benção dos ramos e as primeiras reflexões. De lá saíram peas ruas e encenaram o trajeto de Jesus e seus discípulos até o Monte das Oliveiras. A procissão seguiu até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, no Centro da cidade, para a celebração da missa pelo padre Miguel Feitosa.

Em Fronteiras, os fiéis lotaram a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para demonstrar fé e participar da missa celebrada pelo padre Gildo Coelho.

O padre Gregório Lustosa abençoou centenas de devotos de Pio IX durante a procissão e na missa celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio.

Em Monsenhor Hipólito, a Paróquia Santa Ana, presidida pelo pároco Antônio Mendes, reuniu hipolitanos para celebrar o Domingo de Ramos. A Paróquia Santa Ana abrange a área pastoral em Alagoinha do Piauí e Campo Grande do Piauí.

A entrada triunfal de Jesus foi celebrada pelo padre Ramires, na Paróquia Imaculada Conceição em São Julião. O pároco pediu “que esta semana santa nos traga renovação espiritual e reflexão profunda sobre o verdadeiro significado da Páscoa”. O pedido foi direcionado para a proteção de todas as comunidades que compõem a área pastoral incluindo o municipio de Vila Nova do Piauí.

A chegada de Jesus foi vivida também na cidade de Alegrete do Piauí, representada pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, liderada pelo pároco Vanderlan Félix. A sede paroquial compreede a área pastoral de São Francisco em Francisco Macedo. 

A Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio de Lisboa, chefiada pelo padre Régis, avivou momentos de fé e devoção pelas ruas do município e no templo que ficou completamente lotado.

Em Marcolândia, a Santa Missa do Domingo da Paixão do Senhor celebrada pelo padre Espedito, paróco da Paróquia São Cristóvão, foi marcada pela presença dos marcolandenses.

A Paróquia Imaculado Coração de Maria em Francisco Santos através do padre Sebastião fez a bênção de ramos no Cruzeiro durante manhã e tarde, assim como celebrou a missa nos dois períodos.

Na cidade Bocaina, os devotos foram abençoados pelo padre Feitosa. O sacerdote é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que compreende também a Área Pastoral de São Sebastião em Sussuapara.

O Domingo de Ramos é a festa cristã que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, antes de sua Paixão. Nesse sentido, o Domingo de Ramos (Dominica in palmis ou Dies palmarum, em latim) é também chamado de “Domingo da Paixão” ou antigamente sexto e último domingo da Quaresma, como uma espécie de ponte para o início da Semana Santa.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS