Connect with us

Jaicós

Com missa e procissão, celebração do Domingo de Ramos abre a Semana Santa em Jaicós

Publicado

em

A comunidade católica do município de Jaicós celebrou neste dia 24 de março, o tradicional “Domingo de Ramos”, cerimônia que abre oficialmente a Semana Santa e, segundo o Catolicismo, relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, uma semana antes de sua ressurreição.

O importante dia do calendário católico, foi celebrado com a procissão dos ramos e missa. O momento contou com a participação de um grande número de fiéis católicos, que com seus ramos em mãos, relembraram a vitória de Jesus e sua entrada em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade.

Com concentração em frente a igreja de São Judas Tadeu, no bairro Serranópolis, foi realizada a benção dos ramos e as primeiras reflexões, e logo em seguida, os fiéis saíram em procissão pelas ruas da cidade.

No percurso, um grupo encenou o trajeto de Jesus e seus discípulos até o Monte das Oliveiras. A procissão seguiu até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, no Centro da cidade.

O ato religioso culminou com a Santa Missa, que foi presidida pelo padre Miguel Feitosa, pároco local. O templo ficou lotado e muitos fiéis tiveram que acompanhar pelo lado de fora a celebração.

Padre Miguel destacou a importância do período que a igreja vivencia. “Nos reunimos hoje para celebrar o início da Semana Santa, o tempo mais forte de nossa caminhada, de nossa fé e esperança em Cristo. Durante as cinco semanas da quaresma, preparamos os nossos corações pela penitência, jejum e obras de caridade. E hoje aqui iniciamos com a toda a igreja, a celebração do mistério pascal de Nosso Senhor, sua morte e ressureição. Para consumá-lo, Cristo entrou em Jerusalém, sua cidade. Por isso, celebrando com fé e piedade, a memória desta entrada, sigamos os passos de Jesus Cristo, para que associados pela graça da sua cruz, participemos também de sua ressureição”.

Celebrações da Semana Santa

As celebrações da Semana Santa acontecem até o domingo (31). Na quarta-feira (27) será celebrada a Missa dos Enfermos, às 09 horas na Igreja Matriz e às 14 horas em Massapê. A tarde, 16:00h, acontece a Via – Sacra e Missa no Alto da Santa Cruz.

A quinta-feira santa será voltada à realização da Missa da Ceia, que acontece em Massapê às 16 horas e Jaicós, às 18h. Das 19:00 às 00:00h, acontece a Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja Matriz.

A Celebração da Paixão do Senhor acontece na sexta-feira (29), a partir das 15 horas, na Igreja Matriz, e logo em seguida a Procissão com a Imagem do Senhor Morto.

Publicidade

A Vigília Pascal será celebrada no sábado (30), em Massapê do Piauí e Jaicós, às 19h e 21h:30, respectivamente.

No Domingo da Ressurreição (31), acontece a celebração às 09 horas na Igreja Matriz.


Facebook

MAIS ACESSADAS