Connect with us

Bocaina

Entenda fenômeno que destruiu estabelecimentos em Bocaina

Publicado

em

O último quadrimestre do ano conhecido como Br-o-bró, é a época mais quente, caracterizado pela junção das últimas sílabas dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

O que chama atenção além do calor que varia de 32 a 41 graus neste ano é alguns fenômenos da natureza.

Em Bocaina, a 332 km de Teresina, uma ventania destruiu parte do estabelecimento comercial na tarde desta terça-feira, 16. No mesmo período do ano passado, em novembro, uma ventania também causou estragos em um parque de vaquejada na zona rural do município.

O climatologista, Werton Costa, que é diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil do Piauí, explica que o excesso de calor pode gerar fenômenos temporais localizados como vendavais e redemoinhos grandes.

A característica é muito forte no mês de outubro que é considerado o mês pico do calor.

Publicidade

“Esse execsso de calor faz com que as correntes de ar se movimentem muito rápido, principamente a corrente de ar vertical que é aquela de que vem de cima para baixo. Essa corrente forma os jatos descendentes capazes de provocar danos como vendavais”, concluiu.


CONTEÚDO RELACIONADO

Ventania derruba estabelecimento comercial em Bocaina

Vendaval destrói teto de estabelecimento na zona rural de Bocaina; vídeo


A incidência de raios foi outro fenômeno que deixou estragos no ano passado em cidades da região como Francisco Santos e Campo Grande do Piauí no mesmo período do Br-o-bró.

Publicidade

CONTEÚDO RELACIONADO

Raio atinge residência e árvore em Francisco Santos; vídeos e fotos

Raio atinge residência em Campo Grande do Piauí, assusta moradores e causa prejuízos


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS