Connect with us

Fronteiras

FRONTEIRAS 87 ANOS | Ato cívico celebra aniversário de emancipação política

Publicado

em

Fronteiras celebra oficialmente o aniversário de 87 anos emancipação política nesta quinta-feira, 09 de junho. Pela manhã aconteceu o Ato Cívico em frente ao Poder Executivo.

A solenidade de hasteamento das bandeiras reuniu o prefeito Eudes Ribeiro, o vice-prefeito Gernilson Sobrinho, os secretários: Antônio Neto (Saúde), professor Genilson Sobrinho (Educação), Maria Alice (Juventude), entre outras autoridades membros da gestão “Construindo um novo tempo” e demais munícipes.

Ao som do Hino Municipal, Eudes ergueu a bandeira do município, ladeado do vice-prefeito Gernilson Sobrinho com a bandeira do Brasil. A bandeira do Piauí foi erguida pelo secretário de Saúde, Antônio Neto.

A solenidade de hasteamento das bandeiras para Eudes é um momento importante porque se trata da celebração oficial do aniversário da cidade. “Não poderíamos deixar de fazer esse momento porque faz parte do calendário. Quero registrar aqui nosso sentimento de gratidão a Deus acima de tudo, por estarmos aqui hoje de manhã, assim como agradecer pela noite e o amanhecer do dia sem nenhuma ocorrência”, disse se referindo as solenidades de inauguração de obras, e ao show em praça pública que aconteceu na noite desta quarta-feira (08).

“Fronteiras está de parabéns pelo seu povo guerreiro, lutador e que tem no sangue a marca do trabalho e carrega todos os dias o sentimento de luta constante. Quero aqui deixar essa mensagem de agradecimento a todos que fazem parte da gestão do prefeito Eudes e a todo o povo de Fronteiras que está linda e organizada, fruto de toda gestão e a população”, destacou Eudes.

As festividades de aniversário de Fronteiras acontecem ainda nesta quinta-feira, 09, com o Dia do Evangélico marcado pela Caminhada para Jesus na Igreja Evangélica Assembleia de Deus seguindo até a praça Getúlio Vargas onde será realizado o show com a atração musical Som e Louvor & Banda, e a ministração da palavra sagrada com o pastor Diego Rafael.

Relatos históricos

Fronteiras inicialmente era denominada Fazenda Lagoa do Rato, concedida em sesmaria a Rita Alves dos Reis, pelo Presidente da Província. Os primeiros habitantes do atual município de Fronteiras foram membros da família de Manoel Valério Pinto de Meireles, descendente de portugueses e de sua mulher Rita Alves dos Reis, descendente de índios.

Publicidade

Do casal, nasceram dez filhos, destacando-se João Batista de Souza, alferes da Casa-mor de Oeiras capital da Província do Piauí na época, e herdeiro da Casa Grande, construída por seus pais.

Com a morte de João Batista, a Casa Grande passou a ser propriedade de seu filho, Manoel Batista de Souza, que doou uma área para a construção da capela local iniciada em 1907.

Primitivamente, a localidade se denominou Rato. Em 1910 por ocasião da bênção da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mudou-se o nome para Socorro. Em dezembro de 1943, por determinação da legislação o nome de Socorro foi mudado para Fronteiras.

O nome Fronteiras é em razão de sua localização, nos limites com os Estados do Ceará e Pernambuco.

O município tem como santa padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e paróquia de mesmo nome.

Veja fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS