Connect with us

GERAL

GEMINIANO: Estudantes podem perder o ano por falta de transporte escolar

Publicado

em

Estudantes e pais de alunos da rede estadual de ensino de Geminiano procuraram o departamento de Jornalismo do Sistema de Comunicação de Picos para denunciar uma triste situação vivenciada na zona rural do município. É que por falta de transporte escolar, muitos estudantes estão ameaçados de repetir o ano e ficar no prejuízo.

Os jovens com faixa etária entre 15 a 19 anos estão matriculados no turno da noite da Unidade Escolar Pedro Evangelista Caminha, situado na Avenida Brasil, Centro de Geminiano. Eles integram as três turmas formadas por estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Aqueles que moram distantes e não possuem transporte particular, estão impossibilitados de assistir aula porque não tem como se deslocar da zona rural do município até a escola.

De acordo com a professora Maria Hilda, mãe de um estudante de 17 anos matriculado no 3º ano, o filho pediu para ser transferido para a rede pública de ensino de Jaicós, município vizinho, porque está com medo de ter que repetir o ano. Ela conta como teve início essa situação. “As aulas começaram em 3 de fevereiro, e durante todo o primeiro mês eles [estudantes] foram de moto. Depois, em março, havia o transporte de alunos que participação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), então os alunos aproveitavam e ia no mesmo carro. Mas, com o fim do EJA, no final de março, o ônibus parou de ir e os alunos ficaram sem transporte”, explica.

“Eu queria lembrar que os alunos estudam em colégio do estado, mas são filhos de pais que vivem em Geminiano”, apela a mãe. Segundo Maria Hilda, mais de quarenta alunos estão prejudicados com a falta de transporte escolar.

Publicidade

Escola fica no Centro de Geminiano – Foto: Maria Moura | Grande Picos  

A estudante Samara Aragão, 17 anos, mora no Povoado Milhans, a cerca de 20 quilômetros do centro de Geminiano. Ela está no 3º ano do ensino médio e desabafa sobre a situação, revelando inclusive que os alunos chegaram a se arriscar indo para a escola de moto e sem capacete em grupos. “Fui alguns dias de moto, mas parei. Era perigoso. Cheguei a ver três alunos em uma moto, um atrás do outro, todos sem capacete e na pista”, conta. A estudante ainda diz que a situação impossibilita que os jovens que estão no último ano do ensino médio pensem em vestibular. “Como é que a gente faz o Enem sem estar estudando? Não tem como fazer nada, nem vestibular nem concurso. E não adianta nada a gente ter terminado o 1º e 2º ano se não concluirmos o 3º”.

Outra estudante que vive o mesmo drama é Keliane Aragão, 19 anos, matriculada no 2º ano do ensino médio, ainda não tem nenhuma nota registrada no ano letivo de 2014. Além dela, mais dois irmãos estão na mesma situação.

Unidade Escolar Pedro Evangelista Caminha

EVASÃO ESCOLAR

Segundo o diretor da escola, Jucelino Faustino de Oliveira, a falta de transporte escolar fez com que muitos estudantes desistissem do ano letivo.

De acordo com ele, o número total de alunos frequentando a escola no turno da noite caiu de 87 para aproximadamente 24 desde que as aulas começaram. “Está vindo uma minoria, grande parte são estudantes do 1º ano. Nas outras turmas, 2º e 3º ano, têm de três a cinco”, expõe. O diretor explicou que já procurou a 9ª Gerência Regional de Educação (9ª GRE) para informar sobre o problema e aguarda uma solução por parte da Secretária de Educação e Cultura do Estado do Piauí (SEDUC).

Publicidade

Veículo estaciondo em frente à secretaria de Educação de Geminiano

PROBLEMA GENERALIZADO

O supervisor das escolas da rede estadual em Geminiano, Edmilson Borges, informa que durante todo o ano de 2013 os estudantes da rede estadual foram transportados em um ônibus escolar do município.  Antes disso, até 2012, havia uma parceria firmada entre administração municipal e estadual que garantia que o transporte escolar beneficiasse a todos os alunos. No ano passado, com a terceirização do transporte escolar pelo estado houve a privatização do transporte escolar e os repasses que garantiam o custeio desse deslocamento deixou de ser encaminhado ao município, culminado com a situação atual.

E AS SOLUÇÕES?

A diretora da 9ª Gerência Regional de Educação, Umbelina Pacheco, também comentou a situação e disse que medidas já foram tomadas para contornar a situação. A diretora frisou que um novo calendário será elaborado para que os alunos não fiquem prejudicados. “Pedimos aos alunos que não se preocupem, se tranquilizem. A situação vai ser contornada e as aulas que já foram dadas serão repostas. Nós vamos acompanhar todo o processo para que esses alunos não sofram prejuízos”.

A secretaria municipal de Educação de Geminiano também foi procurada. A responsável pela pasta, Valneide Josefa de Oliveira disse que já se reuniu com os pais dos alunos e também procurou a 9ª GRE, um ofício também teria sido encaminhado para a Seduc. “Estamos esperando agora o resultado deles, que eles nos procurem para resolver e encontrar uma solução. Já adotamos e providenciamos tudo, agora é esperar”, disse.

Publicidade

A secretária afirmou que não há a possibilidade de que o município disponibilize um meio de transporte seguro para os estudantes até que a SEDUC resolva o problema, pois o município não tem condições de custear o transporte de estudantes da rede estadual.

Os alunos que vivenciam de perto o problema colheram dezenas de assinaturas em um abaixo-assinado que deverá ser apresentado ao Ministério Público.

NÚMEROS

O município de Geminiano possui 12 escolas municipais – três na sede e as restantes distribuídas na zona rural. No entanto, nenhuma dessas escolas oferece ensino médio aos alunos.

A Unidade Escolar Pedro Evangelista Caminha possuiu atualmente cerca de 200 alunos matriculados no turno da tarde e noite.

Publicidade

 

 

 

Fonte: Grande Picos

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS