Connect with us

GERAL

IBGE treina candidatos a recenseadores que visitarão mais de 900 mil domicílios no Piauí

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou o treinamento simultâneo de 2.633 candidatos a recenseadores nos 224 municípios do Piauí. A capacitação é fase eliminatória e classificatória do processo seletivo para recenseadores, já aprovados na prova objetiva, aplicada em abril. A programação do treinamento segue até sexta-feira (22).

A etapa de capacitação dos recenseadores é última dos treinamentos em cascata que o IBGE planeja desde 2018 e executa desde dezembro de 2021. Ao final, mais de 3 mil servidores do Piauí, entre efetivos e temporários, estarão habilitados para atuar no Censo Demográfico 2022. Até junho, quase 500 pessoas já tinham sido treinadas no estado.

A partir de 1º de agosto, os recenseadores iniciarão as entrevistas nos domicílios. Cerca de 900 mil residências serão visitadas nos 224 municípios do Piauí. A coleta de dados deve seguir até o dia 31 de outubro.

“Os treinamentos são indispensáveis para a garantia da qualidade da informação coletada durante a operação censitária”, disse o coordenador de treinamento do Censo no Piauí, Tiago Viana.

O conteúdo do curso abrange os diversos conceitos envolvidos na realização da pesquisa, de forma a padronizar a coleta de dados. Além disso, a capacitação também inclui atividades práticas e momentos de simulação com uso do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que é o instrumento básico de trabalho do recenseador.

Publicidade

Para facilitar o processo de aprendizagem, os participantes recebem materiais impressos e digitais, slides e videoaulas. “Recursos pedagógicos e técnico-científicos são utilizados, a fim de garantir a eficiência da maior operação estatística do país”, destacou Viana.

Aqueles que forem selecionados para atuar em áreas onde residem povos e comunidades tradicionais (PCTs), como indígenas e quilombolas, terão um dia a mais de treinamento. Isso porque o trabalho nessas regiões requer abordagens e medidas de biossegurança específicas.

Nos municípios de São Raimundo Nonato (PI) e Queimada Nova (PI), o conteúdo sobre PCTs será ministrado pela integrante do Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Maria Amélia Vilanova. Ela atua na sede do IBGE no Rio de Janeiro (RJ) e veio ao Piauí acompanhar o treinamento.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS