Connect with us

GERAL

JAICÓS | Palestra orienta proprietários rurais sobre o Cadastro Ambiental Rural

Publicado

em

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi tema de uma palestra realizada nesta quinta-feira, 17, no Auditório do CRAS, em Jaicós. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, e em parceria com o Sebrae, e teve como público alvo os proprietários de imóveis rurais no município.

A palestra foi ministrada pelo consultor do Sebrae, Wellington Luís Soares, que repassou uma série de orientações importantes e esclareceu dúvidas sobre o CAR, um registro público obrigatório das informações ambientais dos imóveis rurais do Brasil, cujo prazo se encerra no dia 5 de maio.

Segundo o consultor, o CAR possibilita aos produtores rurais a regularização fundiária ambiental de sua propriedade, a oportunidade de fomentar a economia rural, com a possibilidade legalizada de vender seus produtos no município, a obtenção crédito agrícola, em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites e prazos maiores que o praticado no mercado, e facilidades na contratação do seguro agrícola. “O cadastro pode facilitar a vida do proprietário rural, pois é a comprovação da regularidade da propriedade”, disse.

DSC_3344

Por outro lado, os produtores que não fizerem o cadastro estão passíveis de sanções, como por exemplo, não ter acesso às linhas de créditos do Pronaf, não poderá obter licenciamentos, autorizações ambientais, nem conseguirá vender sua propriedade.

Clique aqui e veja mais sobre o CAR!

Publicidade

DSC_3374

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, João Bosco, afirmou que o objetivo do município é esclarecer todas as dúvidas dos proprietários de imóveis rurais a respeito do CAR. “Nós constatamos em conversa com as pessoas do campo, em visita às comunidades, que poucos tinham conhecimento sobre esse Cadastro, e os que já ouviram falar, tinham muitas dúvidas. Nós, então, firmamos essa parceria com o Sebrae para trazer até o município essa palestra para os proprietários de imóveis e esclarecer todas as dúvidas de como realizarem o CAR e manterem suas propriedades devidamente regularizadas”, disse.

DSC_3372 DSC_3350 DSC_3353 DSC_3360 DSC_3361 DSC_3365

DSC_3386 DSC_3387 DSC_3388

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS