Connect with us

GERAL

Maior hospital de urgência do PI tem 100 pacientes internados no corredor

Publicado

em

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina constatou 100 macas com pacientes nos corredores do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesta sexta-feira (6). Os vereadores verificaram que a maior unidade de pronto socorro do Piauí atende atualmente 500 pessoas em suas instalações, quando sua capacidade máxima é para 284 pacientes internados.

Outro problema encontrado, dizem os parlamentares, é a demora na realização de cirurgias, sobretudo em pacientes com fraturas no fêmur. De acordo com a vereadora Teresa Britto, presidente da comissão, a visita visa apurar uma série de denúncias que a Câmara recebeu. Ela diz que encontrou pacientes em citação lamentável.

“Recebemos várias denúncias de que havia um caos no HUT e estamos constatando. Viemos conversar com os pacientes e o diretor para saber onde está o problema. Na verdade, o HUT é o maior prejudicado com a ineficiência do sistema de saúde de Teresina e do interior do Piauí. O atendimento não funciona no interior e nos bairros e todo mundo vem pra cá. Muitos pacientes nos informaram que estão há mais de 20 dias esperando uma cirurgia”, afirmou a parlamentar.

Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina visita HUT (Foto: Leo Torres / Ascom)Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina visita HUT (Foto: Leo Torres / Ascom)

Para Teresa Britto, o governo precisa fazer a regulação para evitar que todo tipo de atendimento seja enviado ao HUT, assim como o estado e prefeituras devem dar maior eficiência aos hospitais regionais e de bairros, respectivamente. Ela declarou ainda que os cerca de R$ 2 milhões, oriundos de recursos federais, poderiam estar ajudando na prestação dos serviços, mas o valor não está chegando à conta gerenciada pela Prefeitura de Teresina.

Sobre a situação o diretor Gilberto Albuquerque afirmou que quando há uma menor eficiência dos hospitais de referência, cai a qualidade no atendimento do HUT e o hospitais viram um caos. Segundo ele, o HUT precisa de um maior suporte dos hospitais de retaguarda, para receber os pacientes pós-operados. Cerca de 56% pacientes são de municípios do interior e 15% são de outros estados.

Para amenizar o problema de superlotação, foi agendada um mutirão de cirurgias neste fim de semana para diminuir a quantidade de pacientes que ficam nos corredores do hospital à espera de cirurgias.

Publicidade

Depois do HUT, a comissão de vereadores visitou ainda o Hospital Getúlio Vargas e se surpreendeu com a melhoria nas condições de funcionamento do local. O diretor Carlos Iglesias informou à comissão que devido à grande demanda do setor de ortopedia, aumentou seis leitos nos setores de clínica cirúrgica e dermatologia, mas mesmo assim toda a demanda não tem sido contemplada. Segundo ele, o hospital está com 85% de sua capacidade de ocupação.

Na segunda-feira (9), a comissão irá visitar também o Hospital Universitário, localizado no campus Petrônio Portela da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). A vistoria que será realizada no período da tarde tem o objetivo de verificar a taxa de subutilização do hospital.

 

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS