Connect with us

GERAL

PATOS | Médica cubana desenvolve projeto para melhoria da atenção à saúde da pessoa idosa

Publicado

em

A médica cubana, Haydee Pérez Terán García, que atua no município de Patos do Piauí, através do Programa Mais Médicos, desenvolveu um projeto visando a melhoria da atenção à saúde da pessoa idosa na Equipe de Saúde da Família.

Durante a execução do projeto, que durou 12 semanas, de janeiro a abril deste ano, 170 pessoas com mais de 60 anos, assistidos pela Equipe I, foram avaliados, o que corresponde a 81% dos 208 idosos.

No trabalho apresentado na conclusão do curso de Especialização em Saúde da Família, da Universidade Federal de Pelotas, Haydee citou a ausência de ações de prevenção e promoção da saúde.  Segundo ela, as ações da saúde focavam no tratamento das doenças. “De maneira que, para os idosos receberem um atendimento oportuno, tinham que adoecer e assim receber consultas de demanda espontânea”, disse.

A médica destaca, ainda, os avanços obtidos na promoção da saúde, e monitoramento das atividades da equipe de saúde. “Um dos ganhos durante o processo da intervenção foi a incorporação do Programa de Saúde da Pessoa Idosa na Unidade. O conjunto de atividades realizadas entorno do cuidado dos idosos ficou, totalmente, inserido na rotina da equipe e foi estendida a outros usuários da unidade”, pontuou.

O projeto e seus respectivos resultados serão apresentados pela médica cubana no II Congresso Internacional da Atenção Básica, que acontecerá em Teresina, com início hoje (5), e término dia 7 de maio.

Publicidade

Veja o trabalho na íntegra:

Pérez – Terán García Haydee. Melhoria da atenção à saúde da pessoa idosa na ESF Aluízio Coelho dos Reis, Patos do Piauí/PI. Ano 2015.  Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Saúde da Família – Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Ano 2015.

Motivados por oferecer um serviço de qualidade e pelas dificuldades nas mudanças de estilos de vida em idosos da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Aluízio Coelho dos Reis do município Patos do Piauí, Piauí, segundo os Manuais do Ministério da Saúde do Brasil, durante o período de Janeiro a Abril de 2015.

Uns dos principais resultados obtidos foram os pertinentes com a cobertura, sendo que o aspecto quantitativo dos resultados não será destacado tanto quanto os aspectos qualitativos, já que a deficiência de registros anteriores à intervenção, não permite comparar os resultados. Atualmente, podemos medir a proporção de idosos, em relação ao total de idosos estimados na área, podemos diferenciar o cuidado da saúde, secundário a estratificação do risco individual, do tratamento da doença, estes últimos aspectos tem um significado importante para a equipe, para a comunidade e para a gestão em geral. Para a população este resultado significa, também, facilidade do acesso aos serviços, a forma da entrada e a forma como foram escutadas e atendidas suas demandas tem um significado relevante.

Antes do início da intervenção o atendimento à população idosa representava, para as equipes, um conjunto de práticas em que a prevenção e promoção da saúde era  suprido pelo tratamento das doenças, era praticamente assistencial, de maneira que, para  os  idosos receber um atendimento oportuno, tinham que adoecer e assim receber consultas de demanda espontânea, atualmente o seguimento inclui aos idosos sem doenças associadas e o atendimento do idoso doente não tem dia específico, pois o idoso com uma situação aguda deve ter acesso permanente e sem prévia programação ao serviço.

Publicidade

 Outro resultado significativo foi o cuidado da saúde bucal dos idosos através do agendamento de consultas para a população alvo, pois existe uma proporção importante de idosos com edentulismo que acreditam que não precisam de avaliação pelo dentista porque não tem dentes, as orientações sobre a frequência de carcinoma bucal na velhice, autoexame da boca, a capacitação para identificar lesões pré-malignas foi de muito significado para idosos e familiares.

O registro de dados de cobertura da população alvo é significativo para as equipes de saúde e para a gestão. Atualmente podemos monitorar as atividades de acompanhamento dos idosos da área. Conhecemos a proporção de idosos com fragilidade, dependência, com estratificação do risco cardiovascular individual e sua classificação permitindo a priorização do atendimento dos mesmos, proporção de idosos acamados ou com dificuldade de locomoção e idosos que precisam de acompanhamento por apresentar uma rede de apoio social debilitada. A educação recebida pelos idosos, famílias e cuidadores sobre saúde bucal, prática de exercícios físicos e alimentação saudável constitui uns dos benefícios de maior importância na perspectiva da promoção da saúde pois as mudanças de estilos de vida é garantia de qualidade de vida.

Os benefícios obtidos com a intervenção permitiram avanços na promoção da saúde, e monitoramento das atividades da equipe de saúde. Um dos ganhos durante o processo da intervenção foi a incorporação do Programa de saúde da Pessoa Idosa na Unidade. O conjunto de atividades realizadas entorno do cuidado dos idosos ficou, totalmente, inserido na rotina da equipe e foi estendida a outros usuários da unidade.

Outro logro importante foi conseguir inserir a nossa comunidade nas ações do projeto para exercer controle social, a intervenção demostrou que a participação da comunidade é necessária para lograr o sucesso nas atividades do serviço.

Mais fotos:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS