Connect with us

GERAL

Piauí é o segundo estado em acidentes de trabalho no Brasil

Publicado

em

Dos 5 milhões de acidentes ocorridos entre 2007 e 2013, data da última atualização do anuário estatístico da Previdência Social, 45% acabaram em morte, em invalidez permanente ou afastamento temporário do emprego. No país, o Piauí ocupa a segunda posição com maior número de acidentes de trabalho, cerca de 4 mil casos registrados em 2013, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O estado com maior índice foi São Paulo, 35 mil acidentes. No entanto, em termos proporcionais com relação a população, a situação é mais crítica no Piauí.

Dentre as áreas do mercado de trabalho, a construção civil é a que apresenta maiores registros de acidentes no país. A ocorrência desses acidentes tem várias causas, principalmente com relação a falta ou não uso de equipamentos de segurança. As empresas, por exemplo, que não oferecem tais equipamentos são multadas, notificadas e são obrigadas a pagarem indenização. Mas em muitos casos, a responsabilidade não é só da organização, mas também do trabalhador que não seguiu as recomendações de segurança ou não utilizou os aparelhamentos necessários para a execução de suas funções e/ou tarefas.

O advogado especialista em Direito do Trabalho, Vicente Resende, ressalta que por vezes o próprio empregado é responsável por provocar o acidente. “São inúmeros os casos em que a empresa fornece os equipamentos e o empregado não utiliza. A falta de uso desses acessórios acaba pondo o funcionário em risco. Portanto, é preciso que ele esteja atento as recomendações da organização para poder cumprir devidamente suas atividades em segurança”, argumentou.

“A responsabilidade maior é claramente da organização, que deve disponibilizar os meios, instrumentos, equipamentos que proporcionem a segurança. No entanto, o funcionário deve fazer também a sua parte, deve exercer seu direito”, concluiu.

Fonte: Portal AZ

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS