Piauí: “Iremos combater abuso econômico, abuso de poder político e a corrupção eleitoral”, diz advogado
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 18/06/14

Piauí: “Iremos combater abuso econômico, abuso de poder político e a corrupção eleitoral”, diz advogado

 

Na manhã desta quarta-feira, 18, foi lançada a Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral promovida pela Ordem os Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio das Comissões de Direito Eleitoral, Combate à Corrupção e Impunidade e Conselho Estadual do Jovem Advogado.

Durante o lançamento estiveram presentes o presidente da OAB-PI Willian Guimarães, presidente da Comissão Eleitoral Fábio Viana, presidente TRE Edvaldo Moura, presidente do Tribunal de Contas do Estado , além de membros do Ministério Publico e representantes de partidos.

Na mesma reunião a OAB-PI deu início à Campanha Eleições Limpas na Internet e divulgou o Disque Denúncia, canal de comunicação entre a OAB, os partidos políticos e a sociedade. Em entrevista a Rádio Verdes Campos Sat na tarde desta quarta, o membro da Comissão de Direito Eleitoral e advogado Gustavo Nery informou mais detalhes sobre essa campanha.

Contribuição
A campanha é um trabalho promovido pela entidade em todos os pleitos eleitorais, visando inibir, principalmente os abusos de poder político e econômico, e a compra de votos.

“Basicamente consiste em atuar junto com o cidadão, fazer o elo entre este cidadão e o estado, através do site para denuncias www.oabpi.org.br/denuncia, e do telefone e whatsapp que é (86) 8141-8181. Através desses canais a população poderá mandar denúncias que realmente tenham indícios que denotem ilícitos eleitorais. A OAB irá preservar essas denúncias. E posteriormente irá averiguar essas denúncias e levar aos órgãos responsáveis”, explicou o advogado.

Questionado sobre como combater o uso do poder aquisitivo em campanhas eleitorais, Gustavo Nery explica que a OAB-PI sempre tem debatido sobre uma possivel reforma política. “O que temos sempre debatido é uma reforma política, mas o que ocorre, com essa apresentação do projeto vamos combater o abuso econômico, abuso de poder político e a corrupção eleitoral. E o cidadão também deve estar ciente de seus direitos, de votar livre e consciente”, afirma.

 

Fonte: TV canal13

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

PI: carreta carregada com cana de açúcar tomba após bater em vaca

Uma carreta (treminhão) com três compartimentos carregados com cana de açúcar tombou na PI-112 no trecho que liga União ao Povoado Novo Nilo. O acidente teria acontecido na localidade Enxu

GERAL

No sufoco, Brasil supera nervosismo e bate Costa Rica com gols nos acréscimos

O Brasil escapou de se complicar na Copa do Mundo da Rússia. Com gols de Phillipe Coutinho e Neymar no final do jogo, a seleção venceu a Costa Rica por

GERAL

Empregadas domésticas ganham menos no Nordeste, aponta Ipea

As desigualdades são maiores para as mulheres negras. Número de trabalhadoras que se dedicam a essa atividade caiu de 1995 para 2018. Quando se consideram as disparidades regionais, chama atenção