Connect with us

GERAL

Piauí registra um óbito por Covid e por H1N1 após um mês sem mortes pelas doenças

Publicado

em

O Painel Situacional da Covid-19 da Fundação Municipal de Saúde (FMS) indicaram um óbito por Covid -19 em Teresina e um por influenza H1N1, no interior do estado. O Piauí estava há um mês sem mortes por Covid-19. A Fundação Municipal da Saúde reforça a necessidade de vacinação contra as doenças.

Os dados correspondem ao período de 14 a 20 de maio de 2023. Eles indicam também que, embora as síndromes gripais, os casos confirmados e as internações hospitalares tenham se mantido estáveis, a demanda e a taxa de positividade dos testes diagnósticos mostram necessidade de atenção.

“Na última semana, 50% dos testes diagnósticos para Covid-19 foram positivos e casos graves de gripe H1N1 voltaram a ocorrer, o que reforça a necessidade de vacinação dos teresinenses, tanto com a vacina bivalente contra a Covid, quanto com a vacina contra gripe”, alerta o infectologista e diretor de vigilância em saúde da FMS, Walfrido Salmito.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

Além da gripe e Covid-19, Teresina tem registrado uma circulação intensa do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Este vírus é responsável por infecções graves, especialmente em crianças asmáticas, e seu aumento ocorre em todo o Brasil, causando superlotação de unidades de terapia intensiva infantis também em outros estados.

Assim como os vírus respiratórios em geral, o VSR é transmitido por meio de gotículas contaminadas emitidas enquanto as pessoas doentes falam, tossem e espirram ou por contato com objetos e superfícies contaminadas.

Publicidade

Diante disso, Walfrido Salmito relembra a necessidade de uso de máscaras por indivíduos mais vulneráveis às formas graves da doença, bem como por aqueles com sintomas febris ou gripais ou com histórico de contato recente com paciente infectado.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS