PICOS | Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 31 de julho
Publicado por: Jaqueline Figueredo | Data: 03/07/20

PICOS | Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 31 de julho

A vacinação em animais contra a febre aftosa foi estendida até o dia 31 de julho e a certificação de vacinação até 31 de agosto, segundo informou o médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí – Adapi – em Picos, Edilton Pedro.

“Os criadores que ainda não compraram as vacinas devem procurar as casas veterinárias para proceder com a vacinação no rebanho. Como é de conhecimento de todos, a vacina agora é de 2ml por animal, independente da faixa etária. A aplicação se faz de forma subcutânea, ou seja, entre o couro e a carne”, explicou o médico veterinário.

Edilton Pedro informou ainda que a certificação do rebanho só é feita após comprovação de vacinação de todo o rebanho, e não apenas de parte dele.

“Mediante apresentação da nota fiscal, deve ser feita a certificação da vacinação do rebanho. Após comprar a vacina, o proprietário do rebanho faz a vacinação e procura entrar em contato com a Adapi, em Picos ou nos municípios em que estiver, pois cada lugar tem técnico da Adapi. A certificação é feita através do WhatsApp, com apresentação da nota fiscal, CPF do criador e informações como quantos animais nasceram, qual a quantidade de machos e fêmeas, se houve morte de algum, e envia tudo para a Adapi”, detalhou.

O médico veterinário frisou a importância do criador estar atento para o prazo de vacinação e certificação.

“Não deixe de fazer nesse período. A vacinação é toda de bovinos e tem que vacinar todos os animais. O criador não pode esquecer isso. Não é apenas de parte do rebanho, mas comprar a vacina para todos os animais, senão não há certificação e, consequentemente, o criador terá as penalidades para isso”, concluiu.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Competição nacional de Free Fire é reformulada e se torna Liga Brasileira; saiba o que já rolou na disputa

Após uma completa transformação no formato, a empresa responsável pelo jogo Free Fire Battlegrounds, a Garena, deu início à primeira edição da Liga Brasileira no sábado, 1º. A competição substitui

Francisco Macêdo

Prefeitura de Francisco Macedo realiza entrega de materiais para ACS e kits para Unidade Básica de Saúde

A Prefeitura Municipal de Francisco Macedo, através da Secretaria de Saúde do município, realizou na manhã desta segunda-feira, 03, a entrega de Kits e materiais de com intuito de promover

Picos

Saúde de Picos realiza capacitação sobre imunização para enfermeiros e técnicos de UBS

a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenação de Imunização, realiza durante toda esta quinta-feira (10) e sexta-feira (11) uma capacitação sobre atualizações nas vacinações. O evento é