Connect with us

GERAL

Primavera começa nesta quarta-feira (22/9) com chuvas e alívio de calor

Publicado

em

A primavera começa oficialmente nesta quarta, 22 de setembro às 16h21 (horário de Brasília), no Hemisfério Sul. A previsão para o trimestre neste ano indica probabilidade de chuva acima da média histórica em boa parte do Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera significa o retorno da chuva e o aumento do calor. A estação termina em 21 de dezembro. Segundo o meteorologista e professor, Werton Costa, esta é a estação que antecede o início das chuvas. “A previsão aponta para o trimestres do ano, setembro, outubro e novembro essa possilidilidade, inclusive de chuvas acima da média”, explica o especialista.

Primavera começa nesta quarta-feira (22/9) com chuvas e alívio de calor- Foto: Efrém RibeiroPrimavera começa nesta quarta-feira (22/9) com chuvas e alívio de calor- Foto: Efrém Ribeiro

“Elas devem continuar ocorrendo esporadicamente ao longo do B-R-O-Bró, até que a estação chuvosa se normalise até a segunda quinzena de dezembro”, adianta o docente.

Nesta segunda-feira (20/09), conforme a previsão do Climatempo, Teresina deve registrar máxima de 38° C. O sol aparace com algumas nuvens e não há chuva. A umidade do ar permanece em 20% na capital, o que deixa os teresineses em estado de atenção.

Publicidade

Para o restante do território piauiense, a umidade deve variar entre 20 % a 30% com máxima de até 39°C.

Chuvas

Conforme o Inpe, as chuvas acima da média ocorrerão nos estados: AM, RR, PA, TO, AP, MA, PI, CE, RN, oeste de PE, oeste da BA, norte e leste de MG, norte de GO, DF, extremo norte e extremo leste de MT, norte e leste de MG, sul do ES, oeste e norte do RJ e extremo sudeste de MS. Já as Chuvas abaixo da média histórica serão registradas nos estados da região Nordeste, parte de MS e SP, sul de MG, oeste do PR e de SC.

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS