Connect with us

GERAL

SANTANA | Fiéis lamentam a não realização presencial dos festejos de São Pedro; missa on-line acontece hoje

Publicado

em

A comunidade católica celebra hoje, 29 de junho, o dia de São Pedro e São Paulo pelo mundo inteiro, milhares de devotos expressam a sua fé e devoção aos santos através de gestos, orações, cânticos, pagamento de promessas, entre outros meios.

No município de Santana do Piauí, área pastoral de São Pedro, pertencente à Paróquia São José Operário, em Picos, iria celebrar o 82º Festejo do padroeiro São Pedro Apostolo, mas devido à pandemia da Covid-19, este ano as comemorações serão realizadas de forma diferente.

O maior evento religioso do município que reunia centenas de pessoas durante os festejos, será realizado apenas de forma virtual, através de uma Missa de Festa em honra à São Pedro e será transmitida pelo canal no YouTube Igrejas São José e São Pedro, às 19hs.

O Padre José Mairton, responsável pelas Áreas Pastorais São Pedro e São José, lamentou a situação e explicou que devido à pandemia do novo coronavírus, os sacerdotes tiveram que se adaptar ao novo cenário e passaram realizar as liturgias de forma virtual, mas os templos vazios remetem uma sensação de solidão, e a Igreja de São Pedro agora se faz no lar de cada devoto.

“Considero um tempo muito difícil, temos que nos acostumar com as mudanças que nos exigem. No tocante, à Igreja e nossas celebrações e missas é um dos pontos de mudanças, pois saímos de uma liturgia presencial para uma liturgia virtual. Sabemos que não é fácil nem para nós sacerdotes e nem para os fiéis. O simbolismo da presença é um sentimento forte que pertence ao Sagrado. Gostamos de ver, de tocar, de sentir, e de repente isso nos foi tirado”, comentou.

Publicidade

Padre José Mairton

O sacerdote, ainda destacou que uma das coisas mais prejudicadas por esse tempo de pandemia foram os festejos aos santos padroeiros, e explicou que os padres estão se preocupando e realizando um trabalho para que os fiéis não se sintam sozinho. “Nós padres estamos fazendo de um tudo para que os fieis não se sintam sozinhos, isolados, abandonados. Estamos unidos em oração pelo fim da Pandemia, e rezando para que cada fiel saia desse momento com plena saúde física, psíquica e espiritual”, disse.

A prefeita do município, Maria José, devota do São Pedro, explicou que hoje, durante todo o dia a Igreja Matriz está de portas abertas para que os fiéis possam ir pagar suas promessas, fazer suas orações e realizarem os seus pedidos.

Prefeita Maria José

“Estamos vivenciando tempos difíceis. Estamos reinventando novas formas de celebrar esta data tão importante para nosso município e, particularmente, para nós católicos. Durante este tempo de pandemia, celebramos o novenário de São Pedro em nossas casas. Hoje, dia do nosso padroeiro, estamos celebrando em visitas ao templo religioso, que está aberto às visitações e à noite, 19:00h, missa solene, onde acompanharemos pelas redes sociais”, disse a gestora.

A ministra extraordinária da Eucaristia, Maria Inês Rocha, que ajuda durante a realização das missas destacou o novo cenário eucarístico devido à pandemia da Covid-19, e falou com emoção sobre fé e a devoção do povo santanense.

“Vejo este novo cenário como um tempo de esperanças, de renovação do nosso propósito cristão, pois percebo que mesmo em meio a este distanciamento social, a fé, a devoção, o amor e a dedicação do povo católico santanense se renova pelos gestos de partilha, de comunhão fraterna e de entusiasmo na crença da intercessão de São Pedro junto ao mestre Jesus que tudo faz e transforma, intuito esse que impulsiona a cada um de nós filho desta terra a celebrar com vigor e alegria em nossas residências esse ato tão sublime e grandioso de piedade e devoção popular”, disse.

Publicidade

Ministra Extraordinária da Eucaristia, Maria Inês Rocha.

Maria Inês, ainda relatou a sua crença em São Pedro, e repassou uma mensagem de otimismo a todos: “Um novo tempo vamos viver a partir desta realidade da pandemia, um novo céu, uma nova terra haverá de surgir por meio dos nossos atos e ações espelhados no exemplo de São Pedro protetor, um homem forte, seguro e corajoso que em meio a prisões e perseguições foi capaz de deixar para todos nós um tamanho legado de testemunho cristão, que nos dar força para vencer os desafios do presente”.

Confira as imagens:


Relembre a realização dos Festejos de São Pedro, em 2019.

Missa Solene e procissão reúnem multidão e encerram festejos de São Pedro em Santana do Piauí; fotos


 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS