Connect with us

GERAL

SÃO JULIÃO | Missa celebra festejos de Nossa Senhora da Conceição; fotos

Publicado

em

Foi celebrada a missa solene de Nossa Senhora da Conceição na cidade de São Julião, na manhã desta terça-feira, dia 08 de dezembro, no adro da igreja matriz. A data de 08 de dezembro celebra oficialmente o Dia de Nossa Senhora da Conceição.

A cerimônia foi presidida pelo padre Vanderlan Silva e contou com a participação do padre Gildo Coelho e do padre Francisco Ramires. A missa marca o encerramento do 147º festejo da santa padroeira.

Neste ano o festejo teve como tema “Maria Imaculada, consolação da igreja”, e reuniu diversos devotos onde celebraram o auge da fé cristã.

Na homilia do padre Vanderlan Silva, foi citada a reflexão de São Bernardo sobre a pessoa de Maria sempre virgem. “Na hora das aflições, na hora da dor, é sempre a ela que nós devemos recorrer, na hora da angustia, invoca Maria, recorda Maria. Óh tu que te encontra longe da terra firme, à mercê dos vagalhões desse mundo, não desvia o olhar da luz desse astro. Se tu não quiseres naufragar, se os ventos das tentações quiserem se levantarem, se te jogarem contra os rochedos das tribulações, olha para a estrela e invoca Maria”, disse.

Na missa, o celebrante também enfatizou Maria que foi concebida sem pecado. “Estamos concluindo a festa religiosa desse município, mas não somente. Estamos encerrando em comunhão com toda igreja a solenidade da imaculada Conceição. Todos os títulos de devoção foram os homens que com o passar do tempo colocaram, aplicaram a figura de Maria, mas o título de imaculada, concebida e sem pecado, não foi um título humano, foi algo imposto e decidido pelo próprio Deus”, proferiu.

Publicidade

Na mensagem do sacerdote, foi esclarecido o verdadeiro significado do que é felicidade. “Jovens, casais, idosos, olhem para Maria, o modelo perfeito de felicidade. Felicidade não é ser livre para fazer o que quer, isso é libertinagem. Felicidade é subordinar a sua vontade, aquilo que você tem de mais profundo à vontade de Deus. E foi assim que Maria de Nazaré foi conhecida no mundo todo”, enfatizou. “Deus criou o mundo sem mácula, sem a mancha do pecado original, mas pela desobediência de Eva, o pecado entrou no mundo. Mas, Maria e Jesus, são sinais de que Deus não fracassou, são sinais de que a graça de Deus supera o pecado. São sinais de que última palavra vem sempre de Deus. Olhando pra Maria, lembrem sempre de Deus. Ela é sinal de que Deus não fracassou”, concluiu.

Sobre as festividades da santa padroeira em São Julião, padre Ramires, enalteceu Maria como símbolo da consolação.

“Aqui em São Julião, nós podemos experimentar nesses dias de festejo, um tempo de verdadeira consolação da Virgem Maria ao seu povo. Depois de tantas dores e sofrimentos com a pandemia, nós podemos experimentar esse momento de congratulação, de fraternidade, de união, de uma comunidade direcionando olhar para uma mesma direção”, enalteceu agradecendo a Deus pela oportunidade de festejar e o dom da vida. “Nós somos muito gratos a Deus por esta oportunidade, a Virgem santíssima que estende o seu manto sobre nós e a cada pessoa que colaborou com essa festa, fazendo dela, senão a festa mais bonita dessa região, não só de São Julião, mas dos municípios vizinhos, com certeza uma das mais bonitas. Que Maria imaculada abençoe cada um”, agradeceu.

Josefa Maria Rodrigues é devota de Nossa Senhora da Conceição e esteve presente durante todo o festejo para agradecer o pedido de intercessão.

“Eu fui operada. Fiz essa promessa em pensamento “Se Deus e a Virgem Mãe ajudasse que eu escapasse, enquanto vida eu tivesse, eu assistiria as noves noites de novena e missa, de pés descalços, e vestiria três dias e três noites azul e branco, assistindo às profissões. O importante, é a vida e saúde. Deus ouviu o meu pedido e a Virgem Mãe ajudou”, revelou.

Publicidade

O festejo da santa padroeira no município para Geralda Lúcia da Silva é um período que festeja tradicionalmente a fé e o encontro familiar.  Ao lado de sua mãe Teresa e sua sobrinha Luma, ela revelou que o incentivo para frequentar as missas foi sua mãe. “Desde eu pequena ela sempre me incentivou a participar da igreja. A fé e a crença em Nossa Senhora da Conceição é uma tradição de família”, declarou.

O festejo em sua 147ª edição iniciou no dia 29 de novembro com a primeira novena e missa e prosseguiu até esta terça-feira, 08 de dezembro com a missa solene.

Ao final da missa solene, o padre Ramires saiu e passeata apenas com a imagem da Excelsa padroeira pela ruas do município, simbolizando a tradicional procissão que, por conta das restrições dos órgãos de saúde, não aconteceu neste ano.


Matérias Relacionadas: Igreja divulga programação do 147º festejo de Nossa Senhora da Conceição em São Julião. Veja!

Noite dos poderes celebra 4ª novena e missa no 147º festejo de N. S. da Conceição em São Julião; fotos

Em São Julião, novena e missa marcam abertura do 147º festejo de Nossa Senhora da Conceição; fotos

Publicidade

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS