Connect with us

GERAL

SDR e Uespi vão capacitar técnicos e produtores rurais

Publicado

em

Capacitar e certificar produtores das mais variadas atividades rurais do Piauí. Esta foi a pauta da reunião realizada, nessa segunda-feira (8), entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso; o pró-reitor de Extensão, Raimundo Dutra; a diretora do Crédito Fundiário-PI, Patrícia Vasconcelos; o diretor de Combate à Pobreza Rural, Francisco das Chagas; e o coordenador de Piscicultura da SDR, Luciano Sousa.

A equipe discutiu a elaboração de um termo de cooperação técnica para realização de ação conjunta envolvendo capacitação, especialização e formação profissional de técnicos e produtores em várias cadeias produtivas como apicultura, piscicultura, ovinocaprinocultura e fruticultura irrigada. A ideia é poder investir, fortemente, desde a preparação dos técnicos e produtores até a assistência técnica para o conjunto dos segmentos dessas cadeias. Inicialmente, a meta é capacitar 200 técnicos em vários municípios do Piauí.

De acordo com o secretário da SDR, esta ação tem como objetivo formar pessoas que possam dar assessoria e qualificar a atuação de produtores nos vários segmentos das atividades rurais nas áreas de produção, de insumos, de beneficiamento e de comercialização da produção. “A formação também deve ser trabalhada em nível de Pronatec. Por vezes, produtores têm o conhecimento na área da produção, mas não tem a certificação. Pretendemos disponibilizar técnicos de nível médio e superior para qualificar esses produtores para que tenhamos excelência no acompanhamento das cadeias produtivas, objetivando incrementar a produção e a profissionalização nesses setores do desenvolvimento rural”, enfatizou Francisco Limma.

Para alavancar esta ação, SDR e Uespi visam unificar a proposta e buscar parcerias com Seduc, Codevasf, UFPI, IFPI, Banco Mundial, por meio do programa Viva o Semiárido, executado pela SDR, dentre outros órgãos afins com a atividade rural.

Segundo o reitor da Uespi, quando se pensa em universidade, tem-se o olhar voltado para a formação de graduados, licenciados ou bacharelados, mas o Governo do Estado tem incentivado os mais diversos órgãos a investirem também na qualificação por meio de cursos de pequena duração. “Muitas pessoas têm experiência em trabalhar no meio do rural, mas, muitas delas carecem de uma formação necessária não só para desenvolver o produto, mas também para alcançar o objetivo fim de comercialização e a qualidade de vida. Portanto, nos sentimos contentes com a SDR, a quem temos como parceiros em outras missões e vamos abraçar mais esta usando nosso corpo técnico qualificado da Uespi, somado ao corpo técnico da SDR, Emater e futuros parceiros para construir essa formação de pessoas associadas às mais variadas cadeias produtivas. Tudo, visando potencializar a formação e a economia do estado por meio destes cursos”, finalizou Nouga Cardoso.

Publicidade

Governo do Piauí

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS