Sinais analógicos no Brasil começam a ser desligados no dia 29 de março
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 27/02/17
Comments 0

Sinais analógicos no Brasil começam a ser desligados no dia 29 de março

O Brasil está passando por um processo de transição do sinal analógico para o sinal digital. Em São Paulo, os sinais analógicos devem ser desligados no dia 29 de março e o Nordeste inteiro já está se preparando para o desligamento nos outros estados. A recomendação é substituir todas as TVs analógicas por digitais. No entanto, quem ainda não pode fazer essa substituição, tem também a opção de comprar um conversor o Conversor Digital Set-Top Box, que permite uma TV Analógica funcionar em sinal digital.

Segundo o diretor técnico de TV, Reginaldo Furtado, o conversor é colocado na TV Analógica e atua convertendo o sinal para digital. “Como o Brasil é muito grande e a maior parte da população vive em condições precárias, o governo está disponibilizando para famílias de baixa renda o conversor settop box, um equipamento que vai decodificar os sinais analógicos em digital. Você pode ligar na TV comum, analógica, e o sinal fica muito bom”, explica o diretor.

O equipamento deve ser conectado às televisões que não possuem um sintonizador digital, para que o sinal possa ser convertido pelo aparelho. E para receber os sinais da TV digital, o usuário deve, primeiramente, ter uma antena UHF, que recebe sinal digital. A função do Set-Top Box é a de decodificar os sinais emitidos pelas emissoras e envia-los em alta definição para os aparelhos de TV. Alguns modelos de conversor podem, ainda, ser utilizados para bloqueio de canais e reprodução de fotos em JPEG, músicas em MP3 e vídeos MPEG-2 e MPEG-4.

Reginaldo ressalta, no entanto, que a qualidade do conversor na TV analógica não é tão boa quanto a da TV Digital. “Você não vai ter a mesma qualidade, porque ele é somente uma adaptação de sinal. O conversor vai receber o sinal digital, mas não vai sair em alta definição. A tela que vai exibir não vai ter a mesma quantidade pixel que vai ter na TV Digital”, salienta.

O conversor vai receber o sinal digital, mas não garante uma imagem em alta definição (Foto: Divulgação)

O diretor explica que o Governo vai fazer uma distribuição de TV Digital para famílias de baixa renda que são beneficiadas com algum programa social do Cadastro Único do Governo Federal, como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.

Analógico x Digital

De acordo com Reginaldo, as diferenças entre os sinais estão na questão do sinal digital ter uma melhor qualidade de imagem e som; além de um tempo de menor para processamento de dados. “No sinal digital, há um aproveitamento melhor da cena, porque o que antes era assistido em uma tela pequena, agora vai ser assistir em uma muito maior, então você vai ter a possibilidade de ver mais coisas em uma única tela. A qualidade de áudio e vídeo também vai melhorar. E a resolução vai pra uma resolução que sai de 720 pixels uma relação de 1920 por 1080 pixels” pontua.

Por: Karoll Oliveira – Jornal O Dia

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

GERAL

A cada 20 dias, um piauiense morre vítima de acidente de trabalho

A quantidade de vítimas fatais de acidentes de trabalho deve ser maior este ano em relação a 2017. Os registros de 2018 já somam 50% do total de mortes no

MEC quer lançar em julho Sisu para vagas não preenchidas

O Ministério da Educação (MEC) pretende lançar em julho deste ano o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para vagas remanescentes, segundo a secretária Executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de

GERAL

Caminhão carregado de café se envolve em acidente e tomba na BR 316, próximo a Marcolândia; veja fotos

No início da tarde desta terça-feira (10), por volta das 12h30, foi registrado um acidente envolvendo dois caminhões, uma Scania de cor vermelha, de Aracaju-SE, e um Caminhão VW/24.80 de