Connect with us

GERAL

Suspeitos fazem site falso da Sefaz-PI para aplicar golpes com boleto do IPVA; veja como conferir veracidade

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI), divulgou um alerta sobre sites falsos feitos por golpistas para roubar dados dos contribuintes e tirar dinheiro das vítimas com cobranças fictícias. Veja abaixo como verificar se o site é verdadeiro.

Os suspeitos aproveitam a oferta de desconto para o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os contribuintes têm até esta quarta (31) para aproveitar o desconto.

O site clonado é semelhante ao original em quase todos os detalhes, exceto pelo verificador “sou humano”. Fontes, logos e tamanhos são iguais. Veja abaixo:

Imagem Sefaz - PI
Compare: À esquerda, uma imagem do site verdadeiro – à direita, o site falso. — Foto 1: Sefaz – PI — Foto 2: Reprodução

Ao inserir placa e Renavam de um veículo, o site gera duas cobranças fictícias, que podem ser pagas por Pix. O g1 testou o site e ele gera boletos mesmo quando são inseridos dados inexistentes de veículo, ou seja, o site gera boletos apenas para tirar dinheiro dos usuários.

O dinheiro vai para uma conta falsa, sem identificação do recebedor, direto para o bolso dos golpistas.

Diferente do site falso, o site oficial da Sefaz-PI, após ser acessado com os dados do veículo, traz os dados do veículo, como o nome do proprietário e a situação do cadastro.

Publicidade
Imagem Reprodução
À esquerda, o site verdadeiro mostra dados do dono do veículo. À direita, o site falso traz apenas cobranças fictícias – Golpistas fazem site falso da Sefaz-PI para roubar dados da consulta de IPVA; veja como verificar — Foto 1: Reprodução — Foto 2: Reprodução

Como verificar se o site é o verdadeiro:

O caminho mais seguro para acessar esses serviços é ir direito no site principal, e buscar o serviço que você procura. No caso da consulta do IPVA, o site principal é o do Detran-PI (http://www.detran.pi.gov.br/). 

Outra forma de verificar que é o site verdadeiro é observar o endereço: os sites do Governo do Piauí devem conter “.pi.gov.br”. O site criado pelos golpistas tem palavras como “detranpi” e “licenciamento” no endereço, mas não essas marcas oficiais.

  • O site verdadeiro da Sefaz-PI para consultar o IPVA: https://webas.sefaz.pi.gov.br/dar-ipva/
  • A emissão do DAR (Documento de Arrecadação) é feita por meio da página da Sefaz-PI: (https://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb);
  • ou no site do Detran-PI, para consultar o licenciamento, (http://taxas.detran.pi.gov.br/licenciamento/index.jsf);
  • ou ainda no site do Governo do Piauí Cidadão (www.pidigital.pi.gov.br).

Fonte: G1 PI / Foto: Reprodução/RBSTV

Facebook

MAIS ACESSADAS