Connect with us

GERAL

Uespi oferta 205 bolsas para pesquisas científicas no Pibic e Pibiti

Publicado

em

A Universidade Estadual do Piauí abriu edital com 205 bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) 2019-2020. Do total, são 198 para Pibic e 7 para Pibiti. As inscrições estarão abertas durante o período de 18 de março a 27 de abril de 2019.

Os programas PIBIC e Pibiti tem como objetivo o apoio às atividades de pesquisa científicas realizadas por docentes e discentes da Universidade. Os pesquisadores interessados devem realizar as inscrições pelo SIGPRO, por meio do preenchimento dos dados cadastrais do(a) orientador(a), no período de inscrição. Cada pesquisador poderá submeter até 4 projetos, independente da modalidade. No sistema será feito o cadastro da área de conhecimento da Capes, onde o pesquisador deseja que o seu projeto de pesquisa seja avaliado, cadastro do Currículo Lattes, preenchimento da planilha de produção acadêmica, cadastro do projeto de pesquisa, cadastro do(a) discente e geração do comprovante de submissão da proposta.

Os programas buscam estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Além disso, despertam a vocação científica e incentivam talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa.

As pesquisas abrangem todas as áreas do conhecimento. O professor Tadeu Barbosa, do curso de agronomia do campus de Uruçuí, por exemplo, desenvolveu uma pesquisa sobre a Resistência da Curuquerê do Algodoeiro à Inseticidas, dentro da área de Ciências Agrárias, com as alunas Maria Félix Gomes e Tainara Moura Sousa. O trabalho foi premiado em 1º lugar no XVIII Simpósio de Produção Científica e o XVII Seminário de Iniciação Científica em 2018.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS