Connect with us

GERAL

Vacinação antirrábica ocorre nas zonas rurais Norte e Leste de Teresina neste sábado (13)

Publicado

em

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em Teresina continua neste sábado (13) nas Zonas Rurais Norte e Leste da Capital. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a imunização dos animais nas regiões rurais do município irá ocorrer a partir do deslocamento dos agentes de saúde até às residências.

“Todos estarão devidamente identificados para que as pessoas não tenham receio de atender esses profissionais que irão imunizar os animais”, explicou o gerente de Zoonoses Paulo Marques.

No próximo sábado (20), receberão o imunizante contra a raiva os cães e gatos das Zonas Rurais Sul e Sudeste de Teresina.

Vacinação na Zona Urbana

De acordo com a FMS, foi superada a meta de cobertura para a campanha de vacinação antirrábica na Zona Urbana de Teresina. Nos dois dias de mobilização, foram vacinados 100.359 cães e 47.064 gatos, número maior que o estimado pela fundação, que era de 142.941 animais.

O órgão ainda informou que os tutores residentes da zona urbana que não puderam vacinar seus cães e gatos, poderão levá-los até a Gerência de Zoonoses para garantir a imunização contra a raiva. Vale lembrar que a vacina é gratuita e pode ser aplicada nos animais em qualquer época do ano.

Publicidade

Sobre a doença

A raiva é uma doença que pode atingir todos os mamíferos, transmitida pela mordida de animais infectados. Ela atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte. A única forma de prevenção é a vacina, que deve ser realizada anualmente em animais domésticos, especialmente cães e gatos, por sua maior proximidade com os seres humanos.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS