Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA | Falece aos 91 anos, um dos maiores poetas populares da região de Picos

Publicado

em

Faleceu na noite desta última quarta-feira (03), o poeta Otaviano Arcênio de Brito, em sua residência no Povoado Serra Velha, município de Alagoinha do Piauí.

O poeta Otaviano Arcênio de Brito teve morte por causas naturais, aos 91 anos. O mesmo era muito conhecido no município e em toda região.

O velório está acontecendo de forma restrita para familiares e amigos próximos em sua residência devido a pandemia da Covid-19, e o sepultamento será realizado de imediato às 10h no cemitério de Areia Branca.

Conheça a sua Biografia:

OTAVIANO ARCÊNIO DE BRITO nasceu em 18 de fevereiro de 1929, na localidade Areia Branca, município de Pio IX-PI. Filho de Arcênio Antônio de Brito e Libania Maria da Conceição, sendo o primeiro filho de 10 irmãos. Casou-se em 1952, na Igreja de São João Batista, com sua prima Antônia Maria de Brito (Tonha Peixe), com quem teve 05 filhos.

Publicidade

Apesar das dificuldades da época para estudar, aprendeu a ler e escrever em poucas semanas de estudo, nas aulas de seu primo, o professor Antônio Ursulino de Brito (Antônio de Urso). Morou na localidade Areia Branca de 1929 a 2008 quando passou a residir no Povoado Serra Velha.

Começou a escrever seus versos na juventude ao lado do primo, amigo e cunhado, Adão das Chagas Brito. Guardava poemas datados do ano de 1950, redigidos para alegria dos familiares reunidos na Cacimba Velha do Povoado Areia Branca, no feriado de quinta-feira santa.

Seu Otaviano Cena era muito religioso. Acompanhava as novenas pela TV, além de frequentar com assiduidade a Igreja de São Vicente em Serra Velha. Aos 91 anos, estava sempre “antenado” com as notícias do mundo. Assistia muitos jornais e seguia escrevendo seus versos críticos aos acontecimentos do país.

Seu Otaviano exerceu desde a infância a profissão de agricultor, porém era reconhecido na região pelos dons poéticos que possuía, recebendo o título de “Grande Poeta Popular”.

Foi colaborador do Livro “Apontamentos para a Genealogia da Família Brito”, publicado em 2019. Participa junto ao poeta Samuel Nascimento do Livro “Sarau à Beira Mar”, publicado em 2019. Recebeu Menção Honrosa da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, em reconhecimento pelo poema “Esse Mundo Ficou Bom Quando Eu Não Prestava Mais”.

Publicidade

Da Redação Cidades na Net com informações de Samuel Nascimento

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS